TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de novas tecnologias

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.753 Palavras (20 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 20

NOVAS TECNOLOGIAS E A DOCENCIA FRENTE A EDUCAÇÃO

Acadêmica: Janete de Cassia Gonçalves de Souza

RESUMO

Pensa-se que a educação pode transformar a sociedade, mais muitas vezes é através da educação que é reproduzido ações que estimulam a reprodução de comportamentos que incentivam as desigualdades sociais. É impossível pensar no papel do professor nos dias de hoje, sem associar as novas tecnologias. A necessidade de estar constantemente atualizado implica aos docentes se adaptarem as estas mudanças, não basta a estes apenas saberem utilizar destas ferramentas (internet, redes sociais, mas sim buscar novas formas de transformar estas ferramentas em conhecimento, capaz de resolver problemas da vida e do trabalho). 

Palavras-chaves:  Educação. Docentes. TIC’s.Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Surge novo paradigma na educação, com isso o papel do professor se diferencia, são as novas tecnologias que dá oportunidade de criar várias atividades voltadas ao didático pedagógico; estando atualizado com o mundo virtual, tornando-se apto na inserção, de inovações pedagógicas que contribuirão para a construção do conhecimento, a utilização de softwares educacionais e internet, que geram a necessidade da capacitação de professor para o uso pedagógico da informática.

Analisando a história verificamos que grandes mudanças ocorreram em pouco tempo, as novas tecnologias se expandem e se aprimoram em um ritmo acelerado. A utilização das novas tecnologias não permitiu que fosse diminuído as desigualdades sociais, ela abre muitas possibilidades, mas a ação vem do sujeito, que precisa ser lapidado para ser mais crítico diante destes problemas. A escola é um lugar que pode diminuir estas desigualdades e possibilitar a inclusão digital.

A Tecnologia Educacional está ligada ao fazer educativo, a didática, ao Projeto Político Pedagógico de cada Instituição de ensino e ao contento em que está inserida. No dia a dia os recursos das novas tecnologias auxiliam ao ensino aprendizagem, a televisão, o vídeo, o rádio, o computador, e a internet são ferramentas importantes, presente na rotina diária, e trazido para dentro da escola, o que aproxima o processo educativo da realidade do aluno, e fazendo o processo educativo mais rico, dinâmico e contextualizado.

2 AS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Por ser a escola uma instituição específica para aquisição e organização do conhecimento, além de ser a agente transformadora do mundo, tornando pessoas em desenvolvimento grandes cidadãos preocupados em intervir no mundo em que vive, precisa então, a mesma, estar estruturada por educadores que vivenciam a busca pela consciência e por fazer o seu melhor quanto instrumento mediador entre o aluno e o aprendizado.

As inovações tecnológicas têm avançado em todas as áreas do conhecimento. Destacam-se os sistemas de informação e processamento de dados, os quais exigem níveis de conhecimentos cada vez mais desenvolvidos na prática da formação profissional, e consequentemente, no cotidiano escolar enquanto componente pedagógico e técnico.

A escola, campo específico de educação, não é um elemento estranho à sociedade humana, um elemento separado, mas uma instituição social, um órgão feliz e vivo, no conjunto das instituições necessárias à vida, o lugar onde vive a crença, a adolescência e a mocidade, de conformidade com os interesses e as alegrias profundas da natureza (DAVIS; VIEIRA, 2002, p.17).

O que antes se estudava sem ter base concreta de como era, hoje se conseguem através de imagens de satélites postados na internet, terem uma vivência mais real e rica do que se aprende. A internet é um meio extraordinário, quando bem usado, na aquisição do conhecimento, através dela viaja-se a lugares distantes sem ao menos se locomover da cadeira. A utilização de novas tecnologias são vivenciadas em diversos segmentos da sociedade, e a apropriações destas vem crescendo em ritmo acelerado. As instituições de ensino também se apropriam destas novas tecnologias para aplicação no processo de ensino aprendizagem.

Cysneiros (1999, p 12) afirma que “ao tratarmos de novas abordagens de comunicação na escola, mediados pelas novas tecnologias da informação, estamos tratando de Tecnologia Educacional”.

Para definirmos melhor tecnologia Educacional:

[Tecnologia Educacional é] [...] o corpo de conhecimentos que, baseando-se em disciplinas científicas encaminhadas para as práticas do ensino, incorpora todos os meios a seu alcance e responde à realização de fins nos contextos sócio-históricos que lhe conferem significação. A Tecnologia Educacional, assim como a Didática, preocupa-se com as práticas do ensino, diferentemente dela inclui entre suas preocupações  o exame da teoria da comunicação e dos novos desenvolvimentos tecnológicos: a informática, hoje em primeiro lugar, o vídeo, a TV, o rádio, o áudio e os impressos, velhos e novos, desde livros até cartazes. (LITWIN, 1993, p.5, apud MAGGIO, 2001, p.12).

Com as inovações dos recursos tecnológicos, mediante um novo cenário mundial, onde a informação é transmitida em segundos, o professor como mediador tem a necessidade de compreender tais recursos para poder utilizá-los com eficiência.

Há ainda uma certa resistência de alguns profissionais no uso destas tecnologias, alguns por não conhecimento outros por não acreditarem no potencial destas ferramentas. Associados os conhecimentos pertinentes de cada professor a utilização dos recursos tecnológicos, com a utilização destas ferramentas, teremos acesso a informações recentes, para o aluno conhecer novas possibilidades de informação tornando o imaginável real.

[...] as novas tecnologias devem ser compreendidas utilizadas como elementos mediadores para a superação opressão na sociedade; e que as diferentes linguagens  Tecnológicas, aplicadas na escola, devem constituir uma base que alicerça a construção de sentidos por parte do sujeito  processo de aprendizagem e da interação com uma sociedade em constante movimentação. Consequentemente, anuncia ainda que indiretamente, que há um grande desafio a superado na formação de novos quadros docentes adequadamente preparados para lidar com estas diferem linguagens, sejam elas de natureza hipertextual, informática televisiva. (SANTOS, 2003 p.7)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (220.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com