TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.129 Palavras (17 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 3º  E 4º SEMESTRES

Vivian Aparecida Ribeiro Rocha

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

3º E 4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

Santa luzia

2015

                           Vivian Aparecida Ribeiro Rocha

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

3º E 4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório I – 3º e 4º Semestres (100 horas)

Orientador: Fabiane Luzia M. Santos

Tutor eletrônico: Roberto da Silva Rodrigues

Tutor de sala: Alanson Moreira Teixeira Gonçalves

Pólo de Apoio Presencial:colegio são  Benedito

                                       

                                               

                                                   Santa Luzia  

                                                       2015


1-  ESTUDO DE ARTIGO

O artigo “Entre continuidade e rupturas :uma investigação sobre o ensino e aprendizagem e aprendizagem da historia na transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental ” a autora Marlene Rosa Cainelli fala a respeito da reaçao e comportameto de alunos e professores nesta transição e de como eles lidam com esta situaçãocolocando em foco os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série para a quinta.

Foi realizado um estudo em uma escola do Ensino Fundamental no Paraná onde perceberam  que os alunos sofrem com a falta de articulação decorrente desta transição. Isso ocorre devido as primeiras séries do ensino fundamental público ser de responsabilidade dos municípios e, as séries finais e o ensino médio de responsabilidade estadual.

Essa falta de articulação faz com que não exista uma continuidade de propostas pedagógicas. A municipalização do ensino fundamental deveria ter sido feita juntamente com o Estado para que as questões pedagógicas  pudessem ser contínuas.

O aluno que sofre a transferencia  de um sistema para outro precisa se readaptar com um sistema totalmente diferente e com uma nova vida escolar. Os professores que recebem esses alunos  tem dificuldades de avaliar o nivel de conhecimento destes alunos e por isso o processo de aprendizagem tende a sofrer alteraçoes tornando o ensino mais dificil.

Para que essa transição aconteça de forma tranquila, professores das séries iniciais quanto das séries finais do Ensino Fundamental deverao estar capacitados para ensinar história para as criançasidentificando suas dificuldades e lidando com as diversas situações estimulando seus alunos.

Nesta transição os alunos precisam lidar tambem com uma mudança que afeta sua condição na maturidade ,que é o fato de que numa escola ele faz parte dos alçunos mais velhos da escola e derrepente precisam se adptar ao fato de serem os mais novos e isso pode despertar um certo desinteresse no aluno .

Um outro fator que difere essa transição e de que os alunos nas séries iniciais não recebem o ensino da historia de professores capacitados a esta modalidade isso foi contatado por uma pesquisa realizada por Caninelli

O uso do livro didático tem seus pontos positivos e negativos. O livro transmite conhecimento ao aluno para que ele consiga discutir com o professor, traz exercícios e textos informativos. Porém, essa dependência do livro leva a situações como a observada por um dos pesquisadores. Durante a correção de um exercício, o professor responde para uma das alunas: “A resposta é de acordo com o texto não de acordo com sua cabeça.” O aprendizado histórico deve levar o aluno a pensar e não somente se restringir a frases prontaso que interfere no seu conhecimento .

A utilização do livro didático e a seleção de conteúdos já determinados fazem com que o professor priorize certas habilidades ou operações mentais de cunho mais didático. Porém, é preciso que o professor saiba articular o conteúdo com os alunos, de modo que haja uma interação e discussão levando em consideração o conhecimento dos alunos .

O modo como o professor corrige os exercícios é algo a ser observado e analisado. Geralmente o professor escolhe alguém para responder a primeira questão e depois ele decide qual é a melhor resposta. Isso descarta a subjetividade presente na fala dos alunos.

O método utilizado por muitos professores tanto no Ensino Fundamental I quanto no II precisa ser reestruturado. É preciso adaptar a realidade da escola, das turmas e de cada aluno, diante das dificuldades enfrentadas na transição de um nível para outro.

O professor de história não deve se ater apenas ao conteudo do livro ,ele precisaelaborar açoes que irão despertar no aluno o interesse ao aprendizado ,o livro nesse momento passa a ser um referencial e um norteador das acoes a serem aplicadas e desenvolvidas.

2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA  

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Nome da escola:  Dr Oswaldo Ferreira

Endereço: rua Geraldo Luiz de Brito

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual (   )   Municipal (x)   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã ( x)   Tarde ( x)   Noite (    )  

Séries ofertadas: 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Número de alunos: 615 alunos

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

Ambientes físicos

Salas de aula (14)

Secretaria ( 1 )         

Pátio interno (  1 )

Pátio externo ( 1 )

Quadra coberta  (  1 ) Quadra aberta (   )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com