TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PBL - PROBLEM BUSINESS LEARNING

Por:   •  7/9/2015  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

Qual a importância dos projetos de responsabilidade social implementados pelo HSBC para a formação da identidade cultural social?

Em março de 2006 nasceu o instituto HSBC Solidariedade (IHS), e teve como foco auxiliar três questões; a Educação, Meio Ambiente e Geração de renda para comunidades, sendo que existe uma seleção muito criteriosa para a escolha dos devidos projetos, resultando no apoio a organizações não governamentais em todo o país.

MISSÃO do IHS – Contribuir para o desenvolvimento sustentável  das comunidades, por meio do investimento social eficiente e do engajamento de seus stakeholders (público estratégico).

Além do IHS, o HSBC é signatário do Pacto Global, um documento criado pela ONU, tendo como objetivo, fazer com as empresas tenham politicas e praticas alinhadas a valores reconhecidos mundialmente. A seguir expomos as dez princípios universais de direitos humanos e do trabalho: Respeitar e proteger os direitos humanos; Impedir violações de direitos humanos; Apoiar a liberdade de associação no trabalho; Abolir o trabalho infantil; Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho; Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; Promover a responsabilidade ambiental; Encorajar tecnologias que não agridam ao meio ambiente; Combater a corrupção em todas as sua formas, inclusive extorsão e propina.  

O HSBC busca o desenvolvimento contínuo de sua atuação socioambiental e a transparência junto a seus públicos de relacionamento. Desde 2013 o HSBC teve a iniciativa de convidar instituições para formar parcerias, gerando assim uma proximidade de seus colaboradores e clientes aos projetos apoiados.

O instituto direciona seus projetos em três campos; Projetos Apoiados, Projetos Próprios e Projetos Globais.

Projetos Apoiados e suas Instituições;  Aldeias Infantis SOS Brasil, Rede de Solidariedade Marista, Instituto Parceiros da Educação, Instituto de Oportunidade Social, Instituto Aliança, Espro – Ensino Social Profissionalizante, Pastoral da Criança. Nada mais correto do que, demonstrar o Histórico de Investimento Socioambiental.

Ano Base

Recursos (R$) Valor Arrecadado

Beneficiados (diretos e indiretos)

2011

8.743.250,73

205.725

2012

8.065.568,65

192.047

2013

6.560.616,05

203.870

 

Projetos Próprios; O HSBC da assistência educacional, médica e psicológica para crianças de 0 a 18 anos que vivem em 11 instituições de acolhimentos localizadas na grande Curitiba abrangendo também a Região Metropolitana, a iniciativa conta com aliados de peso, a Vara da Infância e da Adolescência e do Ministério Público, oferecendo complemento escolar, preparação para o mercado de trabalho e educação musical. Tratando-se da educação musical, podemos dizer que para essas crianças, é um magico e único, pois surge-se dai, uma das mais belas apresentações de Natal do nosso país, o CORAL DE NATAL DO HSBC.

Segue abaixo as instituições assistidas; Assistência e Promoção Social Exército da Salvação; Associação Acácias; Associações Beneficiente Israelita Hai; Associação Casa do Pai; Associação Comunitária Presbiteriana; Associação Cristã de Assistência Social; Associação Lar Criançarteira; Associação Padre João Roberto Ceconello; Fundação Francisco Bertoncello; Fundação Iniciativa; Lar Infantil Sol Amigo.

Projetos Globais; Amigos do Zippy – é um programa de educação emocional para crianças de cinco a sete anos de idade. Future First – programa lançado em 2006, que tem por intuito auxiliar crianças que moram nas ruas ou em instituições de abrigamento. Mais dinheiro – é um programa global de educação financeira, empreendedorismo e negócios, beneficiando alunos do ensino fundamental de escolas publicas e privadas de alguns estados do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com