TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSOR-HISTÓRIA: Desenvolvimento da criança e do adolescente

Por:   •  18/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Fronteira Sul;

Docente: Samira Moretto;

Discente: Edinan Bertocho;

Licenciatura em história;

Estagio curricular supervisionado III.

KUENZER, Acácia Z. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. pp. 23-53.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Texto compilado Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

         A Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira, sendo que nela está descrito como educadores e educandos devem dar prosseguimento neste processo de formação desde o ensino fundamental ao ensino superior, nela é descritos os pontos que devem ser abordado no ensino público e privado   como por exemplo o ensino de história da África e indígena, também garante o ensino publico e de qualidade com o objetivo de formar cidadãos conscientes e politizados com um debate amplo de ideias e metodologias pedagógicas.

        Também esta garantido nesta lei a valorização do profissional da educação e a garantia de um padrão de qualidade de ensino, e a valorização do aprendizado em ambientes não tradicionais de ensino, mas ao entrarmos em contato com a realidade da maior parte das escolas do brasil perceberemos que todas essas garantias estabelecidas por lei, não são de fato efetivadas, sendo esdruxulamente ignoradas por parte do governo tanto no nível estadual como federal, não distribuindo os recursos necessários para um bom andamento nas escolas e universidades deste pais.

         Ao pensarmos no ensino médio e com todo esse movimento e a aprovação do novo ensino médio que tem estimativa de entrar em vigor no ano de 2019 percebemos que a lei de diretrizes e bases foi totalmente ignorada.

         Para entendermos melhor o surgimento do ensino médio que tem duração media de 3 anos, temos que entender o contexto em que ele surge. A principio ele vem com o intuito de melhor preparar os filhos de uma elite que ingressariam no ensino superior tornando-os assim a massa “intelectual” do Brasil.

         E para a população não abastada a educação era principalmente direcionada a um ensino técnico que o capacitaria para um trabalho braçal. Percebemos assim que em um princípio a educação era bastante segmentada dando dois caminhos para a população, ou seja uma educação que o prepararia para o trabalho  ou uma educação que o prepararia para ingressar na universidade.

        Esse modelo de ensino tecnicistas voltado para a classe operaria é basicamente baseado taylorismo-fordismo onde as necessidades do mercado de trabalho vem de mãos dadas com a educação. Com o passar do tempo ouve tentativas para uma democratização do ensino segundo Kuenzer “A efetiva democratização só será possível com a efetiva democratização da sociedade, em outro modo de produção, em que todos os bens materiais e culturais estejam disponíveis a todos os cidadãos”.

         Em suma podemos entender que só existira uma educação de qualidade e acessível para todos os cidadãos a partir do momento em que a população tenha acesso igualitário a todos os bens, dando assim possibilidade equidade. E quando pensamos no contexto atual e debatemos esse assunto é inevitável fazer relação com o movimento do novo ensino médio onde o aluno tem que escolher que caminho que para a sua vida, seja ela no âmbito profissionalizante, de humanas, ou exatas aos 15 anos, não dando a possibilidade ao mesmos de ter contato com todas essas áreas para depois com uma maior segurança escolher que caminho deseja seguir. Percebo assim um retrocesso na educação Brasileira, pois com esse novo ensino médio a elite terá ainda mais vantagens e a classe proletária mais dificuldades para ter um nível maior de educação.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (349.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com