TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE PROJETO SOCIAL TEMA: CONSCIÊNCIA NEGRA

Por:   •  13/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório: DO CURSO DE PROJETO SOCIAL

TEMA: CONSCIENCIA NEGRA

PALESTRANTE: MARA MELNICK

O curso aconteceu de forma livre e remota, promovido pela plataforma da “Oficina do Educador” onde teve inicio no dia 15 de novembro de 2019 até o dia 27 do mesmo,com carga horária de 80 horas, sendo ministrado pela professora e pedagoga Mara Melnick, tendo como tema principal a consciência negra, assim promovendo reflexão sobre identidade,afetividade, família e diversidade étnica cultural, visto que Incluir a história e a cultura afro-brasileira no nosso contexto educacional se faz urgente e necessário, já que vivemos em um país com a segunda maior população negra do mundo. Apesar disso, situações racistas ainda acontecem com frequência em diversos grupos na sociedade, assim compreendemos que a principal maneira de gerar avanços em pensamentos como esses, é justamente por meio da educação.

Dessa maneira, o curso da oficina “Projeto Consciência Negra” objetiva levar aos alunos as ferramentas necessárias para que eles possam adquirir consciência da importância e influência da cultura africana na sociedade atual,visando a valorização do ser humano e a contribuição deste para sua personalidade, seja como afrodescendente ou não. E assim desconstruir o conceito de que os africanos eram naturalmente escravos, quando na verdade eles foram escravizados por outros povos.

Enfim, durante todo curso podemos contar com 10 palestras, montagem de livro recontando a história da menina bonita do laço de fita, matérias pedagógicos variados, confecções de diversos bonecos finalizando com as pequenas bonecas Abayomi, feitas de tranças e nós com tamanho variando entre 2cm a 3,50 cm representando símbolos de resistência.

Relate a contribuição dessa atividade para sua vida acadêmica e pessoal:

Tendo em vista toda a minha paixão por projetos, e sabendo da importância e influencia que este gera no indivíduo, fica sabido a necessidade deste não só na vida acadêmica, mas também pessoal e profissional, assim promovendo a transdisciplinaridade e estimulando a reflexão nas diversas áreas do saber. Desse modo, este projeto só teve a enriqueceu os meus conhecimentos não apenas na área de Artes Visuais, contudo abrangendo de forma harmoniosa outras áreas de conhecimentos tornando possível uma ampla compreensão e unificação do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com