TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto de ensino UNOPAR

Tema

Diversidade cultural

Título

A contribuição do negro na cultura brasileira

Introdução

        O trabalho com fontes históricas auxilia bastante o educador no desenvolvimento de suas tarefas e facilita aos alunos no processo de ensino e aprendizagem, pois, traz mais suporte para esse desenvolvimento e consequentemente melhora as capacidades de fixação do conteúdo, tornando o aluno mais incluído em seu meio de convivência. Neste projeto foi escolhido trabalhar como fonte histórica, a imagem, que é uma grande colaboradora nesse processo

É certo que o negro fui o responsável por uma grande contribuição na cultura brasileira, considerado por muitos como uma pessoa desprovida de conhecimentos, e que era tida como um animal, objeto por seus proprietários em diferentes momentos do processo de formação da cultura brasileira.

        Em meio a uma cultura totalmente ligada a eurocêntrica, dificilmente o negro era tido como sujeito passível de contribuir na cultura de um país. Negava-se a participação no desenvolvimento da história e da cultura brasileiras, mesmo tendo sido ele a mão-de-obra predominante na produção da riqueza nacional, trabalhando na cultura canavieira, no desenvolvimento da pecuária e no cultivo do café, em diferentes momentos da História brasileira.

        Homens e mulheres negros de várias regiões da África contribuíram em diferentes aspectos na cultura brasileira, como; danças, músicas, literatura, culinária, além de muitos instrumentos trazidos, que hoje fazem parte do cotidiano dos brasileiros, como o berimbau. 

[pic 1] educarparacrescer.com.br: Disponível em: josimar.blogspot.com.br/2012/11/a-influencia-africana-na-cultura.html    

        A imagem demonstra uma grande vitória para o ensino brasileiro, com um pequeno texto de Gilberto Freyre, em casa-grande e senzala. Seu conteúdo traz intrinsecamente várias outras informações. Foi publicada terça feira, 20 de novembro de dois mil e doze, (2012), pelo o blog remexendo o passado.

Justificativa

O presente estudo mostrar aos alunos um pouco mais da história do negro no Brasil, sua trajetória, sua vida em nosso país, sua cultura, seus momentos de amargura que não raras vezes se transformavam em danças, músicas e momentos em que esqueciam o sofrimento do dia a dia.

Por ser um conteúdo que exige bastante atenção e faz parte da vida todos. É através da interação com a sociedade que o brasileiro tem acesso as diferentes formas de diversidades culturais existente na população, e saber a grande importância de sua origem, levará os alunos a buscarem mais conhecimento sobre esse conteúdo, dando-lhe uma maior importância.        

Trabalhar em sala de aula com fontes que levam os alunos a viajarem na buscar pelo desconhecido, é de grande importância para o desenvolvimento intelectual deles. A origem de nossa cultura é muito importante para o conhecimento de todos os alunos, principalmente os que se encaixam entre a população negra, que segundo José Ricardo Oriá Fernandes em 2005, A grande maioria adentrava nos quadros escolares e saiam precocemente sem concluir seus estudos no ensino fundamental, por não se identificarem com uma escola moldada ainda nos padrões eurocêntricos, que não valorizava a diversidade étnico-cultural de nossa formação. Várias pesquisas foram realizadas e chegaram a um resultado comum, o número de evasão escolar e repetência, ainda é desproporcional em comparação entre crianças brancas e negras o que traz uma grande importância esse tema.

Uma imagem pode trazer uma vasta quantidade de informações sobre um determinado tema, basta que sejam desenvolvidas essas habilidades nos alunos, e para isso o professor deve incentivar o uso de fontes que levam a um resultado semelhante constantemente.  

O conteúdo História e Cultura Afro-brasileira e Africana passou a fazer parte do calendário escolar no ano de dois mil e três (2003), com a lei número 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

3- Referencial teórico

A cultura brasileira foi se formando ao longo dos anos, e teve grandes contribuições de diferentes raças, como; o Índio e o Africano, essas foram as principais. Mais falar em cultura nos leva a encarar uma verdadeira batalha existente nesses períodos de formação dessa grande diversidade cultural existente em nosso país.

Segundo Adlene Silva Arantes e Fabiana Cristina da Silva, todas essas conquistas antirracismo, se desenvolveram com maior força a partir da segunda metade do século XX. Nesse período foram criadas a ONU (organização das nações unidas), e a DUDH (declaração universal dos direitos humanos). Várias conquistas foram realizadas contra o racismo, mais o ápice dos direitos estabelecidos em lei se deu com a constituição da república federativa brasileira no ano de 1988, onde foi estabelecido como crime inafiançável a prática de racismo e que não se apaga com o tempo esse crime, isto é, não prescreve.

https://www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/adlene_silva1.pdf

Apesar desse fato incontestável de que somos, em virtude de nossa formação histórico-social, uma nação multirracial e pluriétnica, de notável diversidade cultural, a escola brasileira ainda não aprendeu a conviver com essa realidade e, por conseguinte, não sabe trabalhar com as crianças e jovens dos estratos sociais mais pobres, constituídos, na sua grande maioria, de negros e mestiços. (José Ricardo Oriá Fernandes, 2005).

Segundo José Ricardo oriá, os africanos, que aportaram em nosso território na condição de escravos, são vistos como mercadoria e objeto nas mãos de seus proprietários. Nega-se ao negro a participação na construção da história e da cultura brasileiras, embora tenha sido ele a mão-de-obra predominante na produção da riqueza nacional, trabalhando na cultura canavieira, na extração aurífera, no desenvolvimento da pecuária e no cultivo do café, em diferentes momentos de nosso processo histórico.

Muitas leis e decretos foram criados e inovados com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a grande contribuição do negro na formação da cultura brasileira. Em continuidade a constituição federal de 1988, a lei de diretrizes e bases da educação nacional, determina que o ensino de história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia (art. 26, § 4º).

O ministério da educação e cultura (MEC), coloca como um dos objetivos gerais do ensino fundamental o conhecimento e a valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural do país, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, devendo alunos e professores posicionarem-se contra quaisquer formas de discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com