TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino Unip 13 Reflexões

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Bárbara Zuccoli Borges Santos

RA 1921777

Jundiaí

2019

Sumário

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio...........................3

1.2 O fax do Nirso.............................................................................4

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).........4

1.4 Uma pescaria inesquecível.........................................................5

1.5 A Folha Amassada......................................................................5

1.6 A Lição dos Gansos....................................................................5

1.7 Assembleia da Carpintaria..........................................................6

1.8 Colheres de Cabo Comprido.......................................................6

1.9 Faça parte dos 5%......................................................................7

1.10 O Homem e o mundo................................................................7

1.11 Professores Reflexivos..............................................................7

1.12 Um Sonho impossível................................................................8

1.13 Pipoca da Vida...........................................................................8

2 Referências.....................................................................................9

 1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

      Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A educação pode existir livre e entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como Idéia , como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida. Ela pode existir imposta por um sistema centralizado de poder. O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo, o saber próprio dos homens e das mulheres, de crianças, adolescentes , jovens, adultos e velhos; o saber de guerreiros e esposas, o saber que faz o artesão, o sacerdote, o feiticeiro, o navegador e outros tantos especialistas, envolve portanto situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, onde ainda não surgiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva. Os que sabem: fazem, ensinam, vigiam, incentivam, demonstram, corrigem, punem e premiam. Os que não sabem espiam, na vida que há no cotidiano, o saber que ali existe, vêem fazer e imitam, são instruídos com o exemplo, incentivados treinados, corrigidos, punidos, premiados e, enfim, aos poucos aceitos entre os que sabem fazer e ensinar, com o próprio exercício vivo do fazer. Esparramadas pelos cantos do cotidiano, todas as situações entre pessoas, e entre pessoas e a natureza situações sempre mediadas pelas regras, símbolos e valores da cultura do grupo têm, em menor ou maior escala a sua dimensão pedagógica. Ali, todos os que convivem aprendem, aprendem, da sabedoria do grupo social e da força da norma dos costumes da tribo, saber que torna todos e cada um pessoalmente aptos e socialmente reconhecidos e legitimados para a convivência social, o trabalho, as artes da guerra e os ofícios, do amor.

1.2  O Fax do Nirso

       Há situações em que nos é permitido usar a linguagem informal tanto na fala quanto na escrita. A situação comunicativa em que nos encontramos é o que determinará a melhor forma de nos comunicarmos. Por isso é importante que como futuros educadores, saibamos que usar as variações linguísticas e uma linguagem informal em sala de aula não só é permitido como deve ser incentivado afim de conseguir uma maior participação dos alunos, mas também que o aluno deve ter acesso e conhecimento da variedade padrão ou norma culta, para que esteja preparado em situações em que esta seja exigida. Alguns ‘letrados”, considerando-se os donos da razão absoluta e do conhecimento supremo, às vezes deixam de ouvir as vozes que ecoam das pessoas simples, dos joãos ninguém , do povo  que, este sim, detém o real saber. Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas, outras nem tanto, por isso o Líder precisa saber identificá-las, destacando as melhores e apoiando na evolução daquelas que precisam de melhoria.

1.3 A História da Chapeuzinho Vermelho ( Na versão do lobo )

   Nem tudo que ouvimos é verdade. Sabemos disto e portanto precisamos nos acostumar à incerteza que isto produz. Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas, de forma que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado.

1.4 Uma Pescaria inesquecível

    Esta história nos propõe refletirmos sobre um princípio da ética e do comportamento moral: fazer o que deve ser feito. Esse é um imperativo moral. Deixar de fazer o que é necessário que se faça é uma afronta à moral. É um erro fatal para com a vida social. Por qual motivo deve-se fazer o que tem que ser feito? Apenas porque é a coisa certa. É de extrema importância que todo educador tenha a consciência de transmitir princípios para seus alunos, visto que esses serão norteadores de sua própria vida, inclusive colocando seu ponto de vista diante de uma determinada situação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (229.5 Kb)   docx (462.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com