TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO FILME: “O SORRISO DE MONALISA”

Por:   •  28/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  7.586 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DISCIPLINA VINCULADA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

QUESTÕES PARA ANÁLISE DO FILME: “O SORRISO DE MONALISA”

  1. De acordo com o que foi discutido em sala a cerca do Texto “Prática Educativa, Pedagogia e Didática” de José Carlos Libâneo, como a protagonista do filme baseava sua prática no interior do colégio vivenciado no filme?

Resposta: Sabemos com o estudo que a professora faz o chamado “educação intencional” ou “educação formal”, que tem como finalidade instruir os alunos com objetivos pedagógicos. Mas como vemos no caso da professora ela não teve sucesso ao tentar ministrar sua aula com o livro didático ou apostila como é colocado no filme, a mesma busca reconstruir sua metodologia, trazendo novos conteúdos que ainda não foram visto, como os quadros modelos, utilização de imagens, é possível ver que a professora tenta tirar daquelas alunas o comodismo de estudar aquelo que estava nos livros, e sim construir um novo conhecimento. Ela trás para suas aulas imagens, mas também debates, motivação para pensarem.

  1. Ao assistir a película podemos observar que algumas características das tendências pedagógicas se sobressaem no roteiro. Explique e exemplifique qual tendência seguia o colégio onde a personagem ministrava suas aulas.

Resposta: É possível ver no filme uma escola com tendencia tradicional, ou seja, quer transmitir os valores, normas e modelos da época, tanto as alunas, familiares, alguns professores e a direção da escola quer impor esse padrão. Isso é possível se identificar em vários momentos do filme como por exemplo no primeiro dia de aula da professora Watson, que mostra a memorização do conteúdo pelas alunos; Outro momento no filme é quando passa uma aula sobre modos e posturas que elas devem ter diante de situações da vida, sempre colocando a mulher como futura esposa e mãe de filhos, sempre dedicada, algo que era visto na sociedade.

  1. Como estudado em texto de José Carlos Libâneo, sabemos que a didática atua como a ponte que liga “o que” e o “como”. No filme a professora teve algumas dificuldades no inicio de sua atuação no colégio. Como ela conseguiu vencer os obstáculos e quais recursos metodológicos ela fez uso?

Resposta: O filme nos mostra que ao dar sua primeira aula a professora percebe o quanto as alunas tem uma dominação do conteúdo, porem observasse também que as alunas usam o método da decoração da apostila de estudo, já que as mesmas haviam tido contato com o assunto abordado na sala, após perceber isso a professora muda seu método de ensino e aprendizagem, percebesse que ela deseja despertar o lado critico das alunos, fazendo-as analisar e pensar sobre o conteúdo ministrado em sala. Ou seja, a professora vai contra os princípios e métodos que a escola desejava e mantinha a muitos anos. Ela usa conteúdos que não esta na apostila e incentiva a sala a perguntar e também opinar sobre o assunto. Katherine Watson queria mudar a forma de pensar imposta pela escola.

Outra método utilizado é uma aula pratica, como a disciplina dada por ela era Historia da arte, a professora os leva para um estudo de meio a qual as alunas analisam um quadro de artes e a professora pede que somente contemple aquilo, tentando mudar o pensamento das alunas.

Também ocorre analise de imagem de Van Gogh, apresentando seus quadros que o deixou famoso e trazendo tal assunto para o meio atual que viviam, fazendo uma comparação com a realidade.

Ela usa o método da pratica educativa proposta no texto, que é transmitir aos indivíduos o conhecimento e experiencias culturais que os tornem aptos a atuar no meio social e a transforma-o em função de necessidades econômicos, sociais e politicas de coletividade.

  1. No filme, a escola sofria fortes interferências sociais. Nos textos estudados, quais as explicações que podemos dar a esse fenômeno?

Resposta: O texto nos diz que a pratica educativa é determinada pelas exigências sociais, politicas e ideológicas, ou seja, por valores, normas estabelecidos pela sociedade, como vemos no filme a sociedade da época impõe que as mulheres devem pensar em casar, construir família e se dedicar somente aquilo. Sabemos também que essa determinação já vem a vários anos, é algo que vai se construindo e modificando com o passar dos tempos, é uma relação travada pelos indivíduos e que vai sempre se transformado de acordo com as novas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com