TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme Sorriso de Monalisa

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 2

O Filme Sorriso de Monalisa relata a educação da década de 50, em Welley College, escola feminina tradicionalista, mostrando os padrões sócios e os conceitos machistas predominante na época, porém a professora de historia Katherine Watson se contrapõe e este conceito e padrões, pois deste ambiente tradicionalista a professora tem um comportamento liberal.

Por tanto o nome do filme é referência ao quadro pintado por Leonardo Da Vinc, retratando a figura de uma mulher, com sorriso tímido e uma expressão introspectiva, mostrando exatamente como as mulheres eram percebidas na sociedade daquela época, deixando em questão se a mulher do quadro estaria feliz ou não.

Katherine chega à sua nova cidade com a esperança de fazer mudanças, mas acaba encontrando muitas dificuldades, o colégio impõe uma educação tradicional da época, onde as alunas eram educadas a ser uma boa mãe e esposa.

A concepção dos professores apresentada naquela época é de uma linguagem formal e tradicionalista, os trabalhos eram as portas fechadas e isoladas do mundo, pautados no comportamento profissional.

Com a doutrina da universidade e o comportamento das alunas acostumadas com o regime tradicional, a professora se sente tímida a se relacionar de acordo com os costumes do colégio. Mas logo Katherine se vê diante das alunas com textos e imagens decoradas, então ela resolve inovar e passar a dar aulas com slides, com o intuito de prender a atenção de suas alunas e fugir do sistema decorado, sempre inovando suas aulas e buscando informações fora da apostila.

A obra de Monalisa é usada por mais de uma vez na trama, em umas das cenas se pede para olhar além da tinta, com o objetivo de que observe a arte além do que está evidente, para que possamos enxerga aquilo que parece estar além dos nossos olhos.

O filme nos faz entender que a arte é uma forma de estudar a história da educação.

Katherine Watson consegue obter algumas mudanças no ambiente que leciona, mas não o suficiente para ficar satisfeita, por isso acaba desistindo de seu trabalho naquele lugar e parte para outro em busca de novos desafios, pois a Senhorita Watson gostava de fazer mudança e estava um pouco além do seu tempo na forma de pensar.

Portanto as riquezas da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas, emotiva, racional, mística, e corporal.

O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica empobrecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com