TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "O sorriso da Monalisa"

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

O SORRISO DA MONA LISA

O filme o sorriso da Mona Lisa acontece em 1953, numa época cheia de preceitos tradicionais. Katherine Watson Chega para dar aula de história da arte, na escola mais conservadora dos EUA Wesllesley College.

Uma professora feminista além do seu tempo, é motivada pela possibilidade de preparar suas alunas para futuros cursos universitários para exercício da cidadania e igualdade, trazendo comportamentos diferentes considerados hostis para o ensino da época. A sociedade se mostrava hipócrita, cheia de máscaras e vivendo de aparências, as emoções, sentimentos e individualidade eram reprimidos. “Ela está sorrindo mas não está feliz” é na frase usada pela professora se referindo a obra de Leonardo da Vinci, onde a mulher tem expressão introspectiva e um pouco tímida, sorriso restrito, sedutor e conservador. As mulheres dessa época eram assim introspectivas criadas para virarem mães e esposas não sobressaindo a sociedade, demonstrando claramente que a opressão sobre as mulheres, apesar de sorrirem e serem sedutoras as faziam infelizes em todos os aspectos moral, pessoal, profissional e sentimental, uma vez que mascaravam a dor e a submissão nos falsos sorrisos.

O ensino era totalmente tradicionalista seguindo a tendência tecnista, eram obrigadas a seguir o livro, apostilas, memorizar tudo, já Watson seguia o perfil tecnicista comportamentalista, estimulando as aulas com participação subjetiva na interpretação da arte, dando autonomia e as preparando para o mundo, embora tenha tentado mudar o método de ensino, pouca coisa mudou, todos a consideravam fracassada.

Watson é um exemplo de “Olhar além da tinta” onde a educação vai além do conteúdo da sala, mostra que o cidadão deve ser crítico, participativo, autônomo…Só através da educação se transforma o mundo.

A educação voltada para a arte da oportunidade ao indivíduo se expressar e se auto conhecer dando sentido a espécie humana.

Citações:

“Olhem além da tinta. Vamos abrir nossas mentes para ideias novas.”

“O que é a arte?”

“Quando uma obra é boa ou má?E quem decide?”

“Não há livro,texto lhes dizendo o que pensar”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com