TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

Por:   •  7/12/2017  •  Artigo  •  3.535 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS SENADOR HELVIDEO NUNES DE BARROS

CURSO DE HISTÓRIA

ROSYANE DA SILVA CORTEZ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

PICOS - Piauí.

 2017

AGRADECIMENTOS

             Agradeço a Deus em primeiro lugar, pois sem a sua ajuda, a sua direção e o seu agir eu não teria capacidade para estar aqui, por se fazer presente em todos os momentos, por me ter dotado de saúde, sabedoria e disposição para alcançar esse meu objetivo. Agradeço aos meus pais que com toda humildade e simplicidade ensinou-me a ser uma pessoa decente a respeitar e buscar meus sonhos de forma honesta ainda que seja com muito trabalho, mas sem nunca passar por cima de nenhum semelhante. Agradeço aos professores Ana Paula Cantelli e Paulo Mafra por todo ensinamento e disponibilidade durante esse período de estagio. Agradeço a diretora da escola Islândia que me acolheu de forma tão singela e fez com que aprendizagem fosse adquirida naquele ambiente escola.

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO

II – PESQUISA INSTITUCIONAL:

  1. CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
  2.    INSTALAÇÕES
  3. RECURSOS HUMANOS
  4. GESTÃO ESCOLAR

III-CONSIDERAÇÕES FINAIS

IV-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

V-ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO:

O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória em todos os cursos de licenciatura, como estabelece o Parâmetro Curricular Nacional (PCN´S), porém vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, a experiência que o estágio proporciona ao aluno é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, e é essencial para obtenção de uma formação qualificada.

Como argumenta Pimenta (2010), o estágio se caracteriza como reflexão sobre a prática docente, permitindo que aqueles que estão em formação na profissão possam ter contato e aprender com aqueles docentes que estão nas escolas que já possuem experiência.

O estágio supervisionado para alunos que ainda não exercem o magistério pode ser um espaço de convergência das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso e, principalmente, ser uma contingência de aprendizagem da profissão docente, mediada pelas relações sociais historicamente situadas. (PIMENTA, 2010, p.102)

Proporcionando assim ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos teóricos apreendidos durante o curso em situações praticas, num contexto profissional. Para que o aluno em formação possa compreender na prática o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades, a necessidade de se constituir uma escola voltada para a formação de cidadãos. As escolas permitem que os nossos jovens tenham acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Valorização do professor e alunos em suas respectivas inserções históricas, constituindo-se como sujeitos críticos da realidade social e como sujeitos ativos no processo de ensino e de aprendizagem.

Entretanto, o que vemos no dia-a-dia das escolas e das salas de aulas é que as condições e contradições entre o escrito e o vivido devem-se as condições reais que se encontram a realidade local e educacional brasileira. Logo, é importante ter a oportunidade olhar antecipadamente as práticas de ensino, por que essa será em pouco tempo a sua profissão, ou seja, como um exercício reflexivo e prático.

É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido. Assim, a experiência do estagio na prática docente irá ser o primeiro contato que o futuro professor terá com seu futuro campo de atuação, o estágio assim contribui para a formação de sujeitos melhores preparados para enfrentar os desafios das contradições do dia-a-dia educacional. O futuro professor terá outra visão acerca da educação, procurando entender a realidade do corpo escolar que compõe a escola: alunos, professores, os demais profissionais e a comunidade geral que dela participa.

  1. PESQUISA INSTITUCIONAL:

        O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos com o estágio supervisionado I na Unidade Escolar Miguel Lidiano, com o intuito de conhecer a estrutura física da escola, as políticas educacionais adotadas, facilitar a compreensão, através da interação teórica e prática entre escola e aluno, sobre a importância da escola no contexto social, sobre a educação oferecida na formação de cidadãos, considerando a realidade do meio no qual está inserida. Para isso, buscaremos através da prática da observação compreender a realidade vivenciada na escola e as principais dificuldades encontradas na constituição da mesma como formadora de cidadãos.

A escolha por esta escola deu-se principalmente pela facilidade de acesso e proximidade do bairro em que resido na cidade de Picos e por um anseio pessoal de ter estudado durante todo ensino fundamental nessa instituição e poder de alguma forma retribuir o que essa escola realizou para que eu pudesse adentrar a uma Universidade Federal do Piaui. Neste primeiro momento do estágio, a presente pesquisa está voltada mais para a caracterização do ambiente institucional propriamente dito, coleta, seleção e análise de dados burocráticos da instituição escolar. Esta pesquisa institucional foi realizada nos meses compreendidos entre Abril a Julho do ano de 2017.

2.1 IDENTIFICAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

A escola escolhida foi a Unidade Escolar Miguel Lidiano, esta que recebeu esse nome em homenagem a um seminarista Miguel Lidiano de Albuquerque, trazido pelo primeiro bispo do Piauí Dom Joaquim Antônio de Almeida, incentivando o ensino nas casas de moradores da época, sendo como um grupo escolar a escola foi inaugurada em Setembro de 1966 e oficialmente como colégio em 1967, portadora do CEP: 64.607.685, localiza-se oficialmente na Rua Lírio Balduíno, no Bairro Junco s/n, na zona urbana da cidade de Picos–PI. É uma escola da Rede Pública Estadual de Educação Básica, portanto, mantida pela Secretária de Educação do Estado do Piauí, sob o CNPJ 554.729/0005-10 da SEDUC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (940 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com