TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  8/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO DE MESQUITA FILHO”

CAMPUS FRANCA

CURSO DE HISTÓRIA

DANIEL FALEIROS ANTUNES

FRANCA – SP

JUNHO/2018

DANIEL FALEIROS ANTUNES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Atividades apresentado à Prof.ª Dr.ª Vânia de Fátima Martino (Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas – UNESP/Franca).

Sumário

  1. Introdução
  2. Objetivos do Estágio

2.1 Etapas do desenvolvimento do Estágio Supervisionado I

  1. Características da Escola cedente do Estágio
  2. Propostas do Plano Político-Pedagógico da Escola Cedente
  3. Atividades Executadas no Estágio
  4. Considerações Finais

4

4

4

5

5

6

7


1. Introdução

O presente relatório tem por finalidade expor os processos considerados e executados na prática de Estágio Supervisionado I do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista JULIO DE MESQUITA FILHO, Campus Franca, considerando todas as características oriundas do espaço físico, das abordagens pedagógicas do ensino neste espaço e o ambiente propiciado tanto ao estágio quanto ao aluno neste espaço pedagógico.

2. Objetivos do Estágio

A prática do Estágio Supervisionado tem por fim a interação do graduando com o ambiente escolar em todos os seus processos, tanto administrativos como pedagógicos, no intuito da melhor preparação para a formação do professor, dentro da visão crítica que deve fazer parte da formação tanto do graduando em sua formação, quanto para o desenvolvimento dessa visão com a finalidade da criação do aluno com essa mesma visão no futuro, em sala de aula e por consequência, na vida em sociedade.

2.1 Etapas do desenvolvimento do Estágio Supervisionado I

O estágio que executei teve como etapas o conhecimento das instalações físicas da escola em que estagiei, a fim de conhecer como é o funcionamento da estrutura de uma escola, suas abrangências no que tange a participação dos alunos em atividades, como quadra de esportes, sala de leitura, sala de vídeo, biblioteca e sala de descartes da biblioteca.

Após essa etapa acompanhei várias aulas dentro da classe, verificando ao máximo a ação da professora, a forma como são aplicadas as matérias e a forma como os alunos interagiam com a professora e com o conteúdo aplicado.

Assim, tentei conhecer mais a fundo o funcionamento da escola em todas suas esferas.

3. Características da Escola concedente do Estágio

A escola fica em um bairro do município de Pedregulho, estado de São Paulo, contando com oito salas de aulas que vão do sexto ao nono do ensino fundamental e mais as três séries do ensino médio que totalizam cento e quarenta alunos, funcionando nos períodos da manhã e tarde e contando também com três gestores, uma coordenadora, seis funcionários e vinte professores.

A escola conta com sala de vídeo, sala de leitura e biblioteca, uma quadra de esportes, constituindo esse o todo da estrutura da escola Professor José Ribeiro de Barros.

4. Propostas do Plano Político-Pedagógico da Escola Cedente

A gestão propõe através de seu projeto politico pedagógico a maior inclusão do aluno no ambiente escolar através de ações coletivas de leituras ao ar livre, festas juninas com a participação das famílias dos alunos, gincanas pedagógicas buscando o desenvolvimento intelectual e social dos alunos, com metas a serem cumpridas em tempo hábil para formação e inserção dos entes tanto na vida escolar, comunitária e também na preparação ao mercado de trabalho, isto proposto com o compromisso da aplicação de rigidez necessária para a factual realização desses intentos.

A participação da comunidade e da APM é parte importante nas citações dos planos pedagógicos dessa escola.

5. Atividades Executadas no Estágio

No período que estagiei entre os meses de março e maio de 2018, pude acompanhar as atividades administrativas do coordenador assim como do diretor, entendendo mesmo que superficialmente a execução de tarefas que fazem parte das atribuições desses gestores.

Acompanhei por várias vezes a professora de História da escola e pude verificar em aula, as ações da professora no que tangia a aplicação de matérias e discussão acerca dos temas ensinados em sala de aula, verificando a relação estabelecida entre o docente e o discente de forma a tentar entender como se dava essa relação e no que ela poderia efetivamente ajudar o aluno na compreensão da matéria dada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com