TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  3/1/2018  •  Seminário  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA - UNAVIDA

[pic 2]

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PROFESSORA: RILMA SUELY DE SOUZA MELO

MAGNO DO NASCIMENTO SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

[pic 3]

JOÃO PESSOA-PB

2017

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA - UNAVIDA

MAGNO DO NASCIMENTO SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado, do curso Licenciatura em História da Universidade VALE DO ACARAÚ - UVA - UNAVIDA, sob a orientação da Professora Rilma Suely de Souza Melo.

                               

                       

Dezembro

2017

Data: ______/______/______

Nota:_____________________________________________

_________________________________________________________

RILMA SUELY DE SOUZA MELO

PROFESSORA ORIENTADORA

"Creio na Educação porque acredito na pessoa humana, sujeita de sua história, capaz de transformar e construir relações de VIDA." 

Paulo Freire

DEDICATÓRIA

Dedico este relatório a Deus,

A minha queridíssima esposa Jocelma Alves e aos meus dois filhos amados, Jhussara Morgana e Rhuan Emilio por terem me apoiado e incentivado nesta jornada.  

Aos meus pais, irmãos; Marinalva e Mauricea pela determinação de incentivo.

Ao Professores Acácio Gouveia e Cristiano Amarante pela indicação e parceria....

À Prof.ª. Ms Rilma Suely de S. Melo, por ser minha orientadora até o final deste trabalho, pelas correções, revisões, paciência е incentivo.

Aos meus amigos Kenet Estrela, Carlos Eduardo, Josemar Martins e a todos que não estão presentes, uns verdadeiros irmãos na amizade que me apoiou desde o início.

AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus, que tornou minha vida mais engrandecida no âmbito de uma construção social e acadêmica repleta de conhecimento, além de ter me dado uma família maravilhosa.

Aos meus pais, em especial minha mãe Maria José e a minha Esposa Jocelma e filhos Jhussara e Rhuan apesar de tantas dificuldades que enfrentamos durante o percurso, pela paciência e pelo apoio incondicional que elas sempre me deram.

Os agradecimentos também serão para:

À Professora Ivanice Frazão que acreditou no meu potencial, me incentivando a permanecer na caminhada do conhecimento acadêmico.

À Professora Michele que acreditou no meu potencial, me incentivou em meu estágio supervisionado  

       Aos Professores Acácio Gouveia, Cristiano Amarante, Azemar Filho, pela indicação dos livros para este trabalho.

À Prof.ª. Ms Rilma Suely de S. Melo, por ser minha orientadora até o final deste trabalho, pelas correções, revisões, paciência е incentivo.

Aos meus amigos Kenet Estrela, Carlos Eduardo, Josemar Martins, uns verdadeiros irmãos na amizade que me apoiou.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, pelo incentivo, pela força е principalmente pelo carinho.

.


SUMÁRIO

I- INTRODUÇÃO..................................................................................................................08

II- RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO....................................................09

1- OBSERVAÇÃO DA UNIDADE EDUCACIONAL....................................................09

2- OBSERVAÇÕES DA(S) AULA(S) DO PROFESSOR(A).........................................12

2.1 QUANTO AO ENSINO NA SALA DE AULA........................................................12

2.2 QUANTO À APRENDIZAGEM DO ALUNO.........................................................13

3- AULA(S) MINSTRADA(S)................................................................................................14

III- CONCLUSÃO..................................................................................................................16

ANEXOS

I- INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo relatar o processo de Estágio Supervisionado realizado individualmente para todos os alunos do curso de licenciatura plena em História da turma 2014.1 na Universidade Vale do Acaraú-UVA-UNAVIDA, na disciplina de Estágio Supervisionado obrigatório pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (n° 9394/96).

 A pratica metodológica utilizada para cumprirmos tais metas do Estágio Supervisionado constitui primeiramente em a observação da escola em que ocorreu o estágio, em que pude ter uma aproximação com a realidade escolar. Na sequência fui assistir as aulas ministradas pela professora do estágio supervisionado, onde foi de suma importância para meus relatórios e experiências em sala de aulas, e que posteriormente iria ministrar as aulas no ensino fundamental e médio, no caso este trabalho tem base de relatar toda trajetória do estágio supervisionado.

 O estágio supervisionado é de suma importância no processo de formação, que possibilita o estagiário conviver com alunos, pois embora que as universidades no preparem para o mercado de trabalho sem o estágio supervisionado, não teríamos tanta facilidade de passa uma metodologia de ensino.

 Este relatório faz, referência dos seguintes objetivos: as discussões em sala de aula sobre o estágio e que tive uma boa base teórica, a observação da escola e o cotidiano escolar como a relação entre professores e alunos. E por fim minha experiência em sala de aula foi bastante prazerosa, ministrando como professor substituto e minha relação com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com