TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE ARQUEOLOGIA DA AMAZÔNIA

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DE ARQUEOLOGIA DA AMAZÔNIA (PAG. 7 A 21)

DIEGO DA COSTA REIS

EDUARDO GOES NEVES

EDUARDO NEVES é doutor em arqueologia pela Universidade de Indiana (EUA) e professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e do programa de pós-graduação em arqueologia da mesma faculdade. É também professor do programa de pós-graduação em arqueologia na Universidade do Centro da Província de Buenos Aires, na Argentina.

O trabalho de Eduardo Góes Neves perpassa a temática de uma análise e considerações arqueológica na Amazônia, no qual é considerada por muitos, em algumas vezes, como um lugar inabitado, sem povoamento, que necessitavam de uma supremacia no seu progresso, pois a Amazônia seria um lugar que era formado por matas fechadas, aonde não se desenvolveria uma sociedade complexa. Com isso Eduardo Góes tenta quebrar este mito com o desenvolver deste trabalho, quebrando algumas colocações ao ter percepções acerca dos estudos apresentados.

         Na introdução desse trabalho, Eduardo Góes Neves, analisa a questão tanto populacional, como sua densidade demográfica na Amazônia e sua crescente nos períodos do século XVI e XVII, assim com as grandes descobertas europeias que está presente nesta parte do continente. Logo o autor expõe a decrescente populacional, visto que o motivo não era a adaptação (condições climáticas e sobrevivência) mas, as diversas formas de vivencia como problemas de doenças e uma certa dificuldade de entender a riqueza que a floresta tinha na grande fauna, assim como na produção de remédios caseiros, também a borracha, isso no século XVIII.
        Na análise que tem como tema o “meio físico”, o autor busca descrever a estrutura em grande análise profunda e pequena análise do território, geograficamente, vendo a dimensão da região já que é colocada por Eduardo Gomes como quase a extensão da Europa, por ter suas demarcações abrangendo em um mapa demonstrativo alocando as proximidades do Peru, Equador, Venezuela, a Guiana francesa, assim como suas proximidades. Mostra também as características dos rios amazônicos, fazendo comparação com o rio Nilo do Egito, mostrando a parte do qual banha as aguas, também visto a variação de diversos rios, como o encontro de rios denominado como pororoca, as aguas barrentas, a doce e a salgada
        Eduardo Góes perpassa desmistificar diversos mitos, como os solos amazônicos terem terras bem elevadas e vegetal para o plantio, o processo de habitação na Amazônia do qual o autor descreve que se teve a ocupação humana, a forma de trabalho que era a pesca, o trabalho agrícola, a produção da cerâmica, sendo algo muito antigo, de povos que eram vistos como ribeirinhos ao serem moradores próximos dos rios, para facilitar o encontro com as aguas e a utilização da mesma.

         É visto também que o interesse político e estreito da Amazônia é algo peculiar, já que havia desmatamentos; a briga pela riqueza natural da Amazônia que eram cada vez maiores, visto que em Belém e Manaus, havia o processo de urbanização já que a intenção era desmatar e fazer frente a projetos de interesses pessoais como empresas, multinacionais, assim como casas e terrenos particular. O autor propõe que possamos voltar no tempo para se verificar a natureza ou o ponto de origem da região amazônica, visto a habitação da população local desta região, para que possamos, até então compreender, ou aplicar, métodos que possam ser viáveis, de maneira ampla e mais eficaz para considerações e ações atuais. Portanto esta leitura vem a mostrar a pesquisa e delimitação feita pelo autor no estado do Amazonas assim como dados colhidos pelo mesmo, a partir das análises e estudos feitos na região que se teve poucos estudos por pesquisadores durante os estudos para com esse tema.
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com