TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DE APOIO AODESENVOLVIMENTO DO ENSINO

        

ACADÊMICAS:

FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA

SUZETE DE SOUZA MOTA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SENA MADUREIRA

2018

FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA LIMA

SUZETE DE SOUZA MOTA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SENA MADUREIRA

2018


  1. SUMÁRIO

1 – SUMÁRIO............................................................................................................3

2 - INTRODUÇÃO..................................................................................................4;5

3- OBJETIVO GERAL................................................................................................6

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................. .6

5 - DESCRIÇÃO DA ESCOLA..................................................................................7

6 - DESENVOLVIMENTO.........................................................................................8

6.1– APRESENTAÇÃO EM SALA DE AULA..........................................................8

7. - CONSIDERAÇÕES...............................................................................................9

8 - REFERÊNCIAS ....................................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo descrever o estagio supervisionado sob orientação da professora Dr. Geórgia Pereira de Lima na disciplina de Estágio Supervisionado I que tivera a duração de 75 horas a segunda etapa. O estágio supervisionado tem possibilitado aos estudantes de licenciatura um contato direto com a escola contribuindo para que o futuro professor tenha uma preparação na prática e assim possa fazer uso da teoria adquirida. Esse momento oferecido pelo estagio supervisionado abre a possibilidade do formando conhecer seu futuro ambiente de trabalho e assim com o auxilio do professor orientador elaborar estratégias de ensino que se adequem a realidade da escola e possibilitem assim um melhor aproveitamento da teoria na pratica.

O estágio é, portanto essencial na vida dos acadêmicos de Licenciatura pois os prepara na pratica a se tornarem futuros docentes capacitados para lidar com o cotidiano escolar pois terão a possibilidade de aprender no fazer como deve ser feito ou pelo menos o que não deve ser feito.

“Não é só frequentando um curso de graduação que um indivíduo se torna profissional. É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma” (FÁVERO, 1992, p.65). É através do estagio que isso se torna possível, pois o mesmo terá a oportunidade de desenvolver uma prática docente guardando para si aquilo que irá ser útil e descartando tudo que se observou desnecessário ou até mesmo incapacitante para exercer um trabalho de qualidade.

Foi possível através desta segunda etapa do estagio colocar em pratica um projeto de pesquisa onde podemos analisar a melhor forma de proceder com os alunos, esse contato mais direto e com um numero reduzido de alunos nos possibilitou desenvolver ainda mais os conhecimentos adquiridos no decorrer no estágio pois ter como oferecer maior atenção ao aluno nos fez observar que cada aluno tem suas particularidades e que mesmo em uma sala lotada precisamos respeitar s necessidades dos alunos em sua individualidade elaborando estratégias para que isso ocorra.  

Segundo Bianchi (1998), o estágio supervisionado for visto como:

...uma atividade de que pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito à sua formação, certamente trará resultados positivos, além de estes tornarem-se ainda mais importantes quando se tem consciência de que as maiores beneficiadas serão a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade. (TRACZ e DIAS, 2006, p. 2)

Entretanto, o que é considerado Estágio?

O DECRETO No 87.497, de 18 de agosto de 1982, que regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino médio regular (antigo 2º grau) e supletivo. Segundo esse decreto, no art. 2º:

Considera-se estágio curricular (...) as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino.

Atendendo as exigências legais sobre estágio realizamos um projeto de pesquisa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Instituto Santa Juliana com alunos do 6 ano “A” turno manhã, trabalhando no contra turno com 07  (sete) alunos elaboramos e executamos o projeto que foi apresentado em sala de aula pelos alunos pesquisadores aos demais estudantes da turma. Dessa forma foi possível um contato ainda maior entre alunos e professores por se tratar de uma pesquisa com apenas alguns alunos, possibilitando assim observar que é necessário suprir as individualidades de cada aluno.

  1. OBJETIVO GERAL

Realizar um projeto de pesquisa com cinco ou mais alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver uma pesquisa com o eixo temático espaço, Tempo, Trabalho e Movimentos Sociais, contemplando o assunto trabalhado em sala de aula pelo professor de história.

Participar da pesquisa enquanto orientador, dando aos alunos pesquisadores o auxilio necessário

Mostrar em sala de aula os resultados obtidos através da  pesquisa

  1. DESCRIÇÂO DA ESCOLA

        O Instituto Santa Juliana é uma escola de Ensino Fundamental e Médio mantida pelo Poder Público Estadual. A instituição foi inaugurada em 7 de setembro de 1922 pelos Servos de Maria. Funcionava inicialmente em uma casa de madeira do Dr. Virgulino de Alencar, Juiz de Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com