TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado

Por:   •  25/11/2015  •  Artigo  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALUNO: ROBSON LUIZ DE SOUZA, RU 1107724, TURMA 08/2014

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

RIO DE JANEIRO

2015

Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental

Pesquisa do Contexto Escolar e Observação na UTA -

Formação do Professor de História – Fase I, no curso de

História à Distância do Centro

Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Patrícia Portugal.

Centro Associado Realengo-RJ.

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................04

2.1 A PESQUISA E A IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO

DOCENTE.................................................................................04

2.2 ORIGENS DA FORMAÇÃO DOCENTE..............................07

2.3 EVOLUÇÕES HISTÓRICAS DA PROFISSÃO

DOCENTE.................................................................................09

2.3.3 ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS...........................10

2.3.4 ENTREVISTA COM PROFESSORES..............................12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................12

1. INTRODUÇÃO

É de comum acordo que o estágio é o momento de aprendizado prático, em meio a gama de conhecimentos teóricos vivenciado nas universidades. Mas compreender exatamente o que é o estágio perpassa este conceito empírico e culmina em observações mais profundas na realização desta etapa de aprendizado.

Dessa forma, Bianchi (2002) diz que "o estágio é um período de estudos práticos para aprendizagem, experiência e envolve, ainda, supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso".

O estágio foi no Colégio Souza Lima. Durante o Estágio Supervisionado foi observado como é a gestão organizativa dos espaços educativos, como a gestão acontece e a atuação da equipe escolar e como o Projeto Político Pedagógico é concebido pelo colégio.

1.1 Aspectos Organizativos do Estágio

O estágio acontece com o objetivo de observar as aulas, como o colégio está organizado, qual o seu modelo pedagógico, a sua proposta curricular, se ele está conectado com a LDB.

A gestão do colégio promove um intercâmbio entre todos os envolvidos com o processo educativo e isso é de extrema relevância para o sucesso de sua gestão. É justamente essa atuação que foi observada.

O estágio aconteceu em 100 horas de duração, com 40 (quarenta) horas na instituição e 60 (sessenta) horas com as demais atividades (elaboração do relatório de estágio, videoaulas, leituras e rádios web).

1.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é muito importante para a complementação do curso de história, onde o aluno transforma seu conhecimento, através de experiências durante a observação, planejamento de intervenção e intervenção na escola. Assim, ele estará conseguindo contribuir para a sua formação profissional.

A prática do estágio não é simplesmente observar uma aula. O estágio é um momento de pesquisa e reflexão da teoria. Após obter os conhecimentos científicos o graduando vai socializá-los por meio da prática, que é o estágio. Na prática de estágio será possível analisar a metodologia do professor, como elabora seu plano, a realidade do colégio, o sistema de avaliação, como os alunos reagem a aula dada, se o professor alcança os objetivos de aprendizagem dos alunos. É um momento riquíssimo para aliar teoria e prática.

A metodologia de ensino para os alunos do 6 º ao 9º ano se constitui num conjunto de práticas e processos sistematizados que, em continuação ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil e Fundamental II tende a levar os alunos a compreender seu papel social e o compromisso com a coletividade, a construir uma consciência pessoal e coletiva, numa perspectiva crítica, solidária e democrática, para que os mesmos possam entender sua importância como cidadão.

2. COLÉGIO ESTAGIADO

O Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental: Pesquisa do Contexto Escolar e Observação de Aulas foi realizado no Ensino Fundamental II no Colégio Souza Lima, situado à Rua General Sezefredo, número 646, no bairro de Realengo, localizado na Cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. O contato com o colégio pode ser realizado através do telefone (21) 3331-0082 e do e-mail secretaria@colegiosouzalima.com.br.

A instituição oferta atendimento em todos os níveis educacionais, ensino fundamental e médio, Administração, Informática, Eletrônica e Turismo nos períodos matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos à Distância.

O estágio foi realizado no período de 28/09 a 30/10/2015, com carga horária semanal de 05 (cinco) horas. Acompanhei as atividades escolares realizadas no 9º ano do Ensino Fundamental II, composta por 30 (trinta) alunos com idade entre 14 e 16 anos, da turma 129, na sala 201, no período matutino, pautando-me no critério de observação participativa.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado como é a gestão organizativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com