TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  5/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.693 Palavras (23 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        6

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        8

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        9

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        10

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        11

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        12

10        PLANOS DE AULA        13

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        14

12        RELATO DA REGÊNCIA        15

13        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        16

INTRODUÇÃO

Realizei meu estágio na Escola Municipal Laís Peralta Carneiro, onde relatarei sobre minhas experiências na escola.

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando dessa forma a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ao ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.

Neste trabalho, apresentarei informações da escola: PPP, análise de materiais didáticos, entrevista com o professor regente, levantamento de materiais de apoio específicos para a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC, análise do processo de implementação da BNCC, análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelo professor, análise da atuação da equipe pedagógica no acompanhamento da disciplina, observações que foram feitas em 3 turmas de diferentes séries no Ensino Fundamental anos finais, elaboração dos planos de aula e o relato, regência e relato e ao final validação do relatório de estágio.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto se refere a uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental e como são ministradas as aulas nesses períodos. Percebe-se que o aluno que trânsita de um sistema para o outro inicia praticamente do zero uma nova vida escolar ao terminar o quinto ano, tendo que se adaptar ao novo modo de ensino, o qual divide as matérias e são lecionadas por cada professor específico.

 Após três alunos observarem a aula de História de um professor experiente, relataram que o mesmo faz muito uso do livro didático. O livro é um material essencial para auxiliar no ensino dos alunos, porém devemos ter outras ferramentas   de trabalho para complementar e facilitar o entendimento dos docentes. Através de filmes, revistas, imagens, pesquisas e até mesmos exemplos ligados ao dia a dia, fazem com que a gente conceda um ensino de maior qualidade.

Como professor de História devemos nos atentar em desenvolver o pensamento histórico, fazendo com que os alunos cresçam com esse olhar historiográfico e entendam melhor o presente através de exemplos do passado. Aprender sobre as diversas culturas existentes para que respeitam todas elas, construindo assim relações melhores entre os alunos e a sociedade em que vivem.

Portanto, entendemos que a História é muito importante para todos os alunos, com isso o professor deve estar sempre preparado para organizar os temas, guiá-los para que criem seus próprios pensamentos e se interessem pela aula, para que não seja um tempo perdido e atinja os objetivos planejados.

  1. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

A Escola Municipal Laís Peralta prepara os seus membros para a vida social e política, para o desenvolvimento de sua consciência cidadã, as conquistas da tecnologia e da cultura mundial. Assim concluindo o objetivo de ter os profissionais cada vez mais aptos e com experiência para atender as necessidades pedagógicas dos dias atuais. Tem como missão oferecer aos alunos uma educação baseada em valores, princípios e finalidades, visando efetivar a formação moral e ética e emocional de cada aluno e a construção científica, cultural, sociais, desenvolvendo assim suas competências e habilidades intelectuais.

Como resultado de rendimento escolar compreende-se a aprovação quando o estudante alcança os critérios mínimos (frequência e nota) para a conclusão da etapa de ensino em que estava matriculado, a reprovação, quando o estudante não alcança o que dele era esperado durante o período letivo e o abandono, que é a ausência de rendimento do estudante que deixa de frequentar a escola antes do término do ano letivo, sem formalizar sua transferência para outra.

É papel dos envolvidos no ensino a na gestão escolar acompanhar, ao longo do ano o aprendizado dos estudantes por meio dos instrumentos de avaliação, intervindo quando e onde for necessário para garantir o desenvolvimento das competências e habilidades a eles desejadas, bem como olhar para o seu rendimento, que marcará a trajetória escolar do indivíduo durante sua formação. De acordo com o calendário administrativo de 2023 o início do ano escolar foi dia 01/02/2023 com o término em 20/12/2023, nesse período serão 200 dias letivos com a carga horária total de: 833:20:00, e terão 18 dias de feriados e recessos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (227.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com