TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Adaptado

Por:   •  14/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.466 Palavras (14 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        PLANEJAMENTO ANUAL        3

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        4

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        5

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        6

7        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        7

8        PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        8

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        9

10        PLANOS DE AULA        10

11        REGIMENTO ESCOLAR        11

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        12

13        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

Observações:

  • Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
  • Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.

INTRODUÇÃO

Este  relatório  tem  por  finalidade  expor  a  experiência  do  Estágio  Curricular

Obrigatório  I:  Ensino  Fundamental  II,  que  devido  a  situação  de  saúde  pública  em que  o mundo  se  encontra,  não  foi  realizado e m  uma  escola,  pelo  contrário, foi feito um modelo  adaptado,  desenvolvido  pela  Univerdade  Unopar,  com  propósito  de avaliar os alunos.

O estágio de licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (n° 9394/96). É necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas  do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar, sendo o estágio, a oportunidade de somar a teoria com a prática.  

Visando o fortalecimento dessa relação entre a teoria e a prática, baseado

no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais

implica em utilizar conheci mentos adquiridos, constituindo-se assim, um importante

instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social em sua

área de atuação.

O objetivo deste relatório apresentar a experiência do estágio Obrigatório I: Fundamental do 6º ao 9º ano, que por motivo de saúde pública o mesmo não pode ser realizado presencialmente em escolas, mas sim de forma adaptada desenvolvido pela Faculdade Anhanguera com a finalidade de avaliar o aluno.

No curso de Licenciatura é obrigatório por meio da lei nº 9394/96 que haja o estágio, pois é necessário que o aluno tenha conhecimento de campo na área que deseja atuar, dessa forma é possível fazer com que a teoria e a prática andem juntas.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

   

“Entre Continuidade e Ruptura: Um Estudo de Ensino e Aprendendo História para a Transição do Ensino do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental” pesquisa questões sobre os desafios pertinentes no processo de desenvolvimento na transição do 5º para o 6º ano. O motivo de alguns problemas existirem nesse momento de transição é que de certa forma, essa passagem de ciclo acarreta uma certa pressão nos alunos.

Esse estresse pode ser causado nos alunos devido ao sentimento de terminalidade, uma sensação de que uma fase foi encerrada, uma fase que o aluno esteve durante muito tempo para que possa iniciar um momento novo na sua vida. Um encontro com o desconhecido. É comum que essa mudança traga consigo um misto de sensações.

A problemática que aparece no texto é que o nosso sistema de ensino deveria proporcionar ao aluno uma transição sutil, ajudando o aluno a não sentir um impacto muito grande com essa alteração.

Esse efeito desfavorável nasce a partir de uma fissura que há entre município e estado, levando em consideração que é de responsabilidade municipal a primeira fase educacional e de responsabilidade estadual a segunda fase no ensino fundamental. Dessa forma, é notório que a maioria dos municípios se preocuparam mais com questões de cunho administrativo, financeiro e principalmente política, abandonando assim a educação.

Um exemplo desse abando é que ainda é provável que em algumas escolas de cidades principalmente interioranas tenha apenas um professor, falta de meio de transporte para os alunos, falta de infraestrutura, falta de merenda escolar, falta de pagamento para os professores. Ou seja, se há uma extrema carência do básico, como haverá uma educação de qualidade? Esse desprezo implica diretamente no desenvolvimento da educação desses alunos.

   

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Político Pedagógico é uma ferramenta que tem como objetivo retratar o plano educacional das instituições de ensino. Conhecido como PPP, é um documento que segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação deve ser produzido por todas as escolas. Dessa forma torna-se um documento com elaboração única, pois cada escola apresenta propostas de ensino diferentes umas das outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (217.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com