TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se à prática de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em História da Universidade Veiga de Almeida. O estágio foi realizado no Colégio dos Santos Anjos, nas turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e nas turmas do Ensino Médio, no período de 01/08/2014 a 24/06/2015, com carga horária de 400 horas, com o objetivo de compreender as técnicas aplicadas no ensino da disciplina de História nas diferentes situações do cotidiano da sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

1. Identificação da Escola

1.1 - Colégio dos Santos Anjos, localizado na Rua Dezoito de Outubro nº 95 - Tijuca - Rio de Janeiro - Telefone: 25711142 - O Colégio pertence à rede privada de ensino.

1.2 - O Colégio foi fundado em 22 de maio d 1893, por iniciativa das Irmãs dos Santos Anjos. Seguindo, com convicção, os ensinamentos de Madre Maria São Miguel até hoje , o Colégio se esmera em desenvolver práticas pedagógicas que encaminham os Educandos para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

1.3 - O Colégio dos Santos Anjos é composto por 962 alunos, alunos esses que são divididos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos têm as opções do turno da manhã ou do turno da tarde. Há também a opção do horário integral para os alunos da Educação infantil e do Ensino Fundamenta II.

1.4 - O Colégio tem como Diretora Geral a Irmã Idanila Frozza. O Colégio conta com uma excelente infraestrutura. Instalações próprias em uma grande área verde no coração da Floreta da Tijuca. Quadras esportivas, piscina, centro cultural, auditório, ampla biblioteca, salas de multimeios, sala de música, sala de artes, sala de psicomotricidade, laboratórios de informática, química, física e biologia. Como fonte de recursos, dispõe da ajuda da Associação Franco-Brasileira, além da mensalidade paga pelos responsáveis dos alunos. A rotina da escola, no período em que foi realizado o estágio, encontrava-se norma, previsto como em todo ano. O Estágio foi desenvolvido dentro da carga horária.

1.5 - O Colégio conta com uma excelente equipe técnico -pedagógica. Na Coordenação pedagógica do Ensino Fundamental II a professora/pedagoga Nice Regattieri e como Orientadora Educacional a professora/psicóloga Carmem Luiza Fernandes. Como Coordenadora pedagógica do Ensino Médio a professora/pedagoga Maristela Pereira Marques. As outras Coordenadoras e Orientadoras Educacionais coordenam as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O quadro pessoal é composto por: 83 professores, a grande maioria possui nível superior completo. Conta também com 69 funcionários, 5 coordenadores disciplinares, 1 assistente social e 2 secretárias.

Pude observar que as turmas do Ensino Fundamental II, são bastante participativas. Os alunos demonstram interesse em participar das leituras dos capítulos do livro didático e gostam de saber curiosidades a respeito da matéria dada pelo professor em suas aulas expositivas. Já os alunos do Ensino Médio, por vezes, participam das aulas com opiniões mais calorosas, argumentam mais e também se mostram mais interessados nos assuntos referentes á atualidade. Seguindo a proposta pedagógica e o planejamento do professor regente das turmas do 6º ano, nortei o meu trabalho voltado para uma aula expositiva mas que favorecesse a participação dos alunos.

2 - A Realidade Prática

O professor democraticamente estabelece regras para a turma e quanto à rotina da sala com sua diversidade vai exigindo atividades diferenciadas a cada dia e cada aula, buscando atrativo para o educando. o professor com sua linguagem bem acessível, mas formal, conduz a explanação do assunto dando oportunidade da interação do aluno

Percebe – se liderança sem rigor na condução da sala, mostra compromisso através da propriedade e segurança com que transmite o conteúdo, exerce domínio sobre a turma sem chamar a atenção repetitivamente.

A escola possui diversos recursos e um acervo riquíssimo de livros literários, pedagógicos, didáticos, para didáticos e de pesquisas.

O professor aborda o conteúdo de uma forma esquematizada fazendo que haja compreensão imediata do assunto, desenvolve técnicas que instiga o aluno a ampliação da aprendizagem, despertando o interesse pela disciplina e pela a aula. Recursos áudio visuais são usados com frequência, bem como, recursos de pesquisas via internet, promovendo assim, um campo de desafios que induz o aluno a apreender prazerosamente o conteúdo da História. A escola possui diversos recursos e um acervo riquíssimo de livros literários, pedagógicos, didáticos, para didáticos e de pesquisas.

As atividades em grupo incluem, além das brincadeiras e dinâmicas integradoras, a socialização dos conteúdos que são levados de uma forma bem participativa fazendo com que o aluno sinta sua autonomia em relação ao seu modo de partilhar e receber conhecimentos dos demais membros do grupo.

O relacionamento do professor com os alunos é amigável e respeitoso, enquanto o respeito aluno x aluno não é tão elogiável, muitas vezes se tratam com determinadas grosserias, mas pra eles adolescentes é tudo normal, se aborrecem mas se perdoam em seguida.

Observei atentamente em todos os aspectos o aluno com suas ansiedades, suas particularidades e seus hábitos comportamentais de sua educação doméstica, assim como o professor com sua paciência, Tolerância e perspicácia confrontarem ideias dentro de objetivos voltados ao ensino e aprendizagem de ambas as partes. O aluno por sua vez buscando o aprender do conteúdo curricular, enquanto o professor se fazendo apreender com a turma, a convivência e o mundo coletivo de todas as exclusividades das diversas formas de vida existentes no grupo. O apoio de profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagógico seria muito importante e necessário já que também se observam determinadas situações fora da área de formação do professor desta respectiva série observada, numa conversa com o Núcleo gestor pude comprovar os avanços extraordinário desta última década, graças ao esforço de um quadro docente comprometido e qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com