TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  12/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA

Relatório de Estágio Supervisionado 4ª etapa

Domingos Antonio Costa Filho

RA: 1086705

Parauapebas

Maio/2015

Domingos Antonio Costa Filho

RA: 1086705






RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4ª ETAPA




Parauapebas

Maio/2015

Sumário

Introdução........................................................................................4
1. Identificação.................................................................................5

2.Conhecimento da história da instituição escolar......................5

3.Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos disponíveis e utilizados na prática pedagógicos disponíveis e utilizados na prática pedagógica realizada na escola-campo...................................................................................7

4.Os fundamentos do projeto Político Pedagógico.....................9

5.PCN e sua aplicabilidade na escola..........................................11

6.Plano de ensino para docência no Ensino fundamental........14

7.Considerações finais..................................................................16

8.Referências Bibliográficas.........................................................17

Introdução

O Estágio Supervisionado do Curso de História (Licenciatura) da UNIUBE (Universidade de Uberaba) foi realizado na Escola Eunice Moreira dos Santos, que Funciona com o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos sendo realizado no período de 09 / 02 / 2015 a 29 / 05/ 2015.
O objetivo geral do trabalho é compreender o ensino e a aprendizagem da disciplina História no espaço da sala de aula, nos vários níveis de conhecimentos e nas diversidades da turma. O relatório tem como objetivos específicos compreender o processo de elaboração, registro e realização de aulas, planos e planejamentos; perceber a questão dos relacionamentos da escola com os seguimentos envolvidos no ensino e aprendizagem e entender o trabalho e função do profissional da educação no âmbito da Entidade Escolar.
Constatei na minha observação, uma série de fatores que muitas vezes podem levar o aluno a se dispersar do conteúdo explanado, assim como, fazê-lo entender a história de forma estática e irreflexiva, uma das causas que muito atentei, foi à questão didático-curricular, onde, autores de livros didáticos aleatoriamente deixam de seguir uma sequencia essencial para a compreensão do contexto que poderia estar inserido na base de conhecimentos do aluno. No decorrer das observações percebi também que o professor está mesmo focado a atender as exigências dos sistemas de educação e cumprimento de normas regras e leis da educação no que diz respeito a currículo, a o que posso atribuir também parte do insucesso do ensino e da aprendizagem da História na maioria das escolas que conheço.
O Relatório de Estagio Supervisionado traz em sua essência as informações de práticas metodológicas de sala de aula, com visão e foco para o comportamento e reação do aluno em relação ao ensino, a aprendizagem e o relacionamento do aluno x aluno, aluno x professor, aluno x pais, e aluno x gestão escolar. Mostra em todos os aspectos a cara da Instituição em suas estruturas físicas e organizacionais, onde pude observar na íntegra, a funcionalidade da escola.·.

4

1 - Identificação

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira dos Santos, localizado na Rua Luanda, Q/S, Bairro Vila Rica, CEP: 68515-000 no Município de PARAUAPEBAS-PA.

2-Conhecimento da história da instituição escola

A E.M.E.F. Eunice Moreira dos Santos está situada a Rua Luanda, Qd especial no Bairro Vila Rica. A Unidade de Ensino foi inaugurada no dia 26 de Janeiro de 2007, e recebeu esse nome em homenagem a Educadora EUNICE ALVES MOREIRA DOS SANTOS, professora que muito contribuiu para o Ensino de Parauapebas. A Escola visa atender a necessidade da comunidade local, proporcionando os meios educacionais necessários à formação dos seus alunos, ela fica localizada em um bairro bem desenvolvido, onde moram tanto pessoas de classe media como ricos e classe baixa, são varias as formas de lazer no bairro .

[pic 1]

A escola funciona ativamente com as modalidades de Ensino, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. O horário de funcionamento de 2ª a 6ª feira está dividido em 4 turnos, sendo o 1º turno das 07h00min às 10h45min horas, 2º turno das 11h00min às 14h45min. 3º turno das 15h00min às 18h45min, e o

5

4º das 19h00min às 22h45min. Horários de sábado e domingo fica destinado a eventos culturais sempre que possível. O quadro total de funcionários é composto por 56 funcionários, sendo distribuídos nas seguintes funções: Diretor, Vice-Diretor, Coordenador, Professores, Orientadores-Educacional, Pedagógico, Administração, Auxiliares de serviços gerais, vigia. O número de alunos que totalizam do Ensino fundamental (1º ao 9º Ano) e EJA são de 700 alunos, com faixa etária entre 6 a 50 anos de idade, todos os professores são formados, tanto licenciados como mestres e especialistas em ensino, todos de acordo com suas funções.

                                                                                                                                     6

3-Conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos disponíveis e utilizados na prática pedagógicos disponíveis e utilizados na prática pedagógica realizada na escola-campo

A Escola Eunice Moreira funciona em prédio próprio, As salas de aula são arejadas e climatizadas com boa luminosidade. As janelas são de vidro, todos com grades. A Escola Eunice Moreira conta com 12 salas de aula, uma Biblioteca, uma diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes coberta, Cozinha, Sala de leitura, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Refeitório, Despensa, Almoxarifado, Pátio coberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (835.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com