TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações inter-pessoais

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexão Sobre o Contexto Histórico do Nascimento das Relações Públicas

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto

A democracia é um fator fundamental para que a opinião pública assuma um papel decisivo no processo político, sendo assim torna-se um alicerce importante para compreender a verdadeira natureza e o funcionamento e da atividade das Relações Públicas.

Numa democracia há que estabelecer o diálogo, o consenso, a ausculta (inquéritos e sondagens) aos diversos grupos e movimentos sociais. Nos séculos XVIII e XIX a sociedade civil unia- se para questionar, debater e refletir os rumos da administração pública, dos direcionamentos e apostas politicas dos Estados-Nação. Com isso a opinião pública ganha forças dando abertura ao surgimento da atividade das relações púbicas, demostrando assim um caracter politico tendo em vista proporcionar uma reflexão profícua a respeito dos determinantes políticos, econômicos, sociais e culturais que viabilizaram o surgimento dessa nova profissão.

Naquela época (séculos XVIII e XIX) os EUA tornam se uma potência industrial e vários acontecimentos importantes marcaram o cenário trabalhista. Em 1869 é fundada a ordem dos cavaleiros do trabalho (OTC), primeira organização trabalhista dos EUA que se transformou numa poderosa central sindical capaz de promover um intenso movimento de massa, congregando trabalhadores de diferentes ofícios. Foi sucedida pela Federação Americana do Trabalho (FAT) fundada em 1886, que tinha como um dos seus princípios básicos, a mobilização da opinião pública para que pudesse torna- la favorável para com a sua causa. Com isso em 1889 foi aprovado pelo Congresso Americano a lei de regulamentação da jornada de oito horas de trabalho. Acontecimentos que abalaram toda a economia da nação norte americana destacando ainda mais as diferenças socias de classes, o que leva ao fortalecimento e a consolidação da ação dos sindicatos. O principal objetivo dos sindicatos era conquistar a opinião pública de modo a aderirem às suas causas. Surge assim a necessidade de desenvolver um trabalho profissional direcionado aos meios de comunicação de massa a fim de atingir os diferentes seguimentos da sociedade americana.

Em 1882 a sociedade norte americana vivia uma economia de modelo de capitalismo, onde se falavam dos direitos e necessidades dos trabalhadores e de toda a sociedade de uma forma excessivamente liberal, o Estado pretendia controlar e priva-los através de normas regulamentações e legislações. Tal ocorrência é o reflexo da maneira como os dirigentes dos grandes monopólios norte americanos se posicionavam frente a opinião pública.

Criou-se então uma serie de estratégias para mobilizar e reivindicar a opinião pública, disputada pelos trabalhadores e pela classe patronal. Daí nasce o interesse de profissionalizar em matéria de comunicação as relações públicas, ou seja, tendo em conta o contexto histórico, quando a sociedade civil americana começa a organizar-se surge a necessidade da atividade profissional de relações públicas com objetivo de persuadir a opinião pública, tornando a favorável a diferentes causas e princípios entre os patrões e trabalhadores, possuindo um carater politico.  

Em 1903 o repórter Ivy Lee em sociedade com agente de imprensa George F. Baer abre a Parker & Lee Associates, par um “Serviço de Impressa” e publica a “Declaração de +

Princípios”, dando assim, um importante passo para o surgimento das Relações Publicas.

 Na verdade o principal objetivo era traçar estratégias para se relacionar com vários públicos, iniciando uma atividade para relacionamento das instituições com os seus públicos. Embora, tenha prevalecido uma orientação para a denúncia de corrupção existente naquela altura tanto no âmbito governamental como no privado. Ivy Lee inaugurou a etapa das relações públicas baseadas na máxima de que o “público deve ser informado”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com