TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Cabanagem

Por:   •  31/3/2021  •  Resenha  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

RESENHA

História do Brasil II Professora: Cláudia Freitas de Oliveira

ALUNO: Francisco Jefferson de Melo Souza

Fortaleza – Ceará 2021

A Cabanagem, a terra, os rios, homens na Amazônia – o outro lado de uma revolução.

A Cabanagem foi uma revolta popular social, que ocorreu durante o período regencial do Brasil Império e que dizimou a população amazônica, principalmente os povos mais esquecidos desta região. No texto “A Cabanagem, a terra, os rios, homens na Amazônia - o outro lado de uma revolução (1835 – 40)” a autora Magda Ricci retrata um estudo mais incisivo sobre os Cabanos, diante disto, faz críticas ao pensamento de alguns autores como o de Euclides na Cunha, pois ele descrevia a Amazônia como um povo atrasado, como uma região vazia e em contraponto, Ricci, expõe que o povo não era como Euclides da Cunha descrevia com seu conhecimento distante sobre a realidade, pois ele era do Rio de Janeiro.

A autora justifica sua crítica expondo que a cidade de Belém era a maior da região e que possuía um grande fluxo de negócios e transações, e que na verdade o que existiu para a má interpretação da região, foi que as relações históricas, econômicas e políticas eram frágeis com relação ao centro sul em especial com o Rio de Janeiro, deixando clara a falta de unidade nacional. A autora usou como perspectiva teórica nos seus estudos o filósofo Foucault, e de forma mais plural sai de Belém e foca no interior, criticando até as fontes locais.

A Cabanagem quase sempre foi considerada uma revolução de classes (Escravos, Negros, Indígenas) e de raça (mestiços) contra o controle opressor do Estado. A autora propõe que é preciso compreender de forma multifacetada (Foucault), em que a relação de poder esteja diluída em outras instancias sociais e culturais. Ricci questiona em seu texto obras que concentram os Cabanos em uma única realidade e elogia autores que diversificam seus estudos abrangendo outros lados. Outra questão feita pela autora é que é difícil identificar os Cabanos a partir de um perfil “tipológico” e um dos seus objetivos é retratar os Cabanos a partir de seu próprio universo, ou seja, através dos seus laços de trabalho e família, entrando para dentro das regiões interioranas em que os Cabanos viviam.

Diante do exposto até agora, a autora faz um trabalho plural, ela explora outros ambientes, outros povos, desmistifica a visão de autores que não conheciam nem a província do Grão Pará, problematiza aa próprias fontes locais que abordavam a Cabanagem como mais hegemônica na cidade de Belém, busca o cotidiano do povo, procura revelar as suas identidades, citar outras lideranças, outros movimentos do Cabanos e busca validar essa diversidade. A autora vai explorar no texto a relação dos Cabanos e dos Anticabanos, definindo estes como tropas provinciais e imperiais e aqueles como o povo trabalhador, o povo da região, nessa perspectiva ela sai da linha de frente do embate, para o que ocorria fora do campo de batalha, ela explora as tréguas e busca os cotidianos dessas pessoas, principalmente as dos interiores.

A autora aponta dois momentos importantes na revolta que são: Um primeiro, no qual os Cabanos conseguem dominar a cidade de Belém, através de batalhas sangrentas com a província, neste momento eles conseguem alforria para os escravizados que participaram da batalha, diante dos fatos veio a repressão do estado e os cabanos foram expulsos de Belém pelas tropas provinciais e imperiais. A autora destaca o “Assalto ao trem da guerra”, como um marco na revolta no qual houve o sequestro de um trem com munição que resultou na morte de mais de 30 mil pessoas, inclusive de um dos principais líderes do movimento Cabano, Vinagre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com