TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cicatriz de David

Por:   •  4/8/2017  •  Resenha  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

     UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Karyne Paula Dias Ferreira Soares

RESENHA

A cicatriz de David – Susan Abulhawa

Cidade de Goiás

2017

O livro inicia descrevendo a aldeia em que começa a história, na Palestina. Uma aldeia simples, em meio a colinas rochosas e tempo árido, com plantações de azeitonas e de figos, era do que viviam os habitantes palestinos. São apresentados os costumes, a cultura e a vida da família Abulheja, palestinos que viviam na aldeia por quarenta gerações.  São árabes apegados a Deus, a terra e à própria família, e “era isso – a essência de seu ser - que eles defendiam e tentavam manter”.

É contada a história dos familiares de Amal, uma palestina que nasceu em um campo de refugiados e que conseguiu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, e vai morar lá, filha mais nova de Dalia e Hassan. Os outros filhos são Yousef, o mais velho, e Ismael, filho do meio. Quando nasce o Estado de Israel, o destino deles muda radicalmente. Os palestinos são expulsos de suas propriedades, de seus campos de oliva e de suas vilas. A autora descreve a terrível violência perpetuada pelos judeus que vieram se estabelecer em Israel. Organizadas, armadas, legitimadas pela ONU, as forças Israelenses atacaram brutalmente aldeias da Palestina, matando e ferindo muitos, saqueando bens, roubando propriedades e pertences.

A família Abuheja e os demais palestinos se viram e um inferno. Sem casa, alimentos e humilhados e um campo de refugiados, experimentaram o ódio do exército judeu. Os árabes estavam sendo exterminados porque os nazistas exterminaram os judeus, e este povo queria um lugar para se sentir seguro e livre. Proclamam o Estado judaico e mudam o nome da terra para Israel, ”a terra prometida”.  

Na confusão da guerra, Ismael é sequestrado por Moshe, soldado judeu, e passa viver com a família judia dele e sua esposa, Jolanta que, estéril, devido a maus tratos recebidos no campo de concentração, sofria por não poder ter filhos.  A partir daí Ismael passa a ser chamado de David. Então é educado em uma cultura totalmente diferente da sua origem árabe. Pelo lado inimigo, Ismael, que agora é David, é criado, sem saber, por uma família que não é sua, alista-se no exercito israelita e luta contra os Árabes. No entanto, permanece no seu rosto a cicatriz provocada por um acidente, marca da irmandade entre Yousef e David.

Mais tarde, os irmãos se reencontram já adultos na Guerra, um como palestino preso, Yousef, o outro como soldado de Israel, David. “ – Ei! – O oficial enfiou a cabeça no jipe onde David descansava comendo um pedaço de melancia – Vem aqui ver esse árabe de merda. Parece seu irmão gêmeo!– Disse ele rindo.”p. 163 A partir daí, David começa a desconfiar de sua origem e indagar seu pai, que pela reação só aumenta a desconfiança de David.

A narração, então, volta para contar a infância de David e o trágico encontro dos irmãos. É quando Yousef é abatido pelo soldado judeu, marcado com a cicatriz, seu próprio irmão Ismael, que desconhece sua origem.  Pela cicatriz e pela aparência, Yousef ferido, torturado e machucado, em tratamento numa enfermaria, reconhece na figura daquele soldado David, o seu irmão que fora raptado ainda bebê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com