TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cicatriz de David

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

UFG

DISCENTE: LAURA PEREIRA CORDEIRO

DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL II

PROFESSOR: EDUARDO GONÇALVES

4º PERÍODO

RESENHA DO LIVRO “ A CICATRIZ DE DAVID” DE SUSAN ABULHAWA.

A Cicatriz de David é um romance escrito por Susan Abulhawa, filha de refugiados palestinos, que busca preservar a memória da Palestina. O livro tem como cenário o conflito palestino-israelense, contando a história de um menino palestino de nome Ismael, que vive em um campo de refugiados em Jenin com sua família, e é marcado por uma cicatriz no rosto. Ismael é sequestrado por um soldado israelense, o qual a esposa judia que passou pelo Holocausto, não pode engravidar.

O menino Ismael passa a ser criado pelo casal como uma criança judia, é batizado pelo nome de David e educado a seguir a religião judaica. Após o filho do casal Dalia e Hassan ser raptado, a vida da família palestina, que é composta por mais dois filhos, Amal e Yousef, além de Ismael/David, se torna difícil. Com o advento da guerra, eles precisam enfrentar grandes dificuldades e tristezas, vivendo em péssimas condições e sofrendo pela falta do filho raptado.

A narração é feita muitas vezes pela irmã de David, Amal, que conta sua vida, seu exílio, sua condição de pessoa sem identidade. O retorno de David à sua terra natal, vinte anos depois, se dá pela formação de uma guerra fatricida, contra seu irmão mais velho, Yousef, que reconhece o irmão devido a sua cicatriz no rosto. David se torna inimigo de seu próprio povo, pois desconhece sua origem.

Amal muda-se para os Estados Unidos, e lá sofre um grande choque cultural, que é narrado pela mesma. A partir disso, inicia-se uma nova saga, onde outras fases da guerra que devastou o povo palestino são mencionadas. Yousef se casa com Fátima e muda-se para a Líbia. Após alguns anos, convida a irmã Amal para visitá-los.

Amal, ao visitar o irmão em Beirute, conhece o amor de sua vida, Majid. A destruição vem à tona novamente. Amal grávida, retorna aos Estados Unidos no intuito de salvar a si e a sua filha, deixando para trás Majid e sua família. Majid acaba por ser morto em um bombardeio e Fátima, mulher de Yousef, é morta de uma maneira horrenda. Amal e o irmão acabam por se afogar em tristeza pelas perdas que sofreram.

A leitura se torna instigante pela exposição feita pela personagem Amal sobre as angústias de ser palestina. A forte inserção na história real, desmistifica algumas inverdades que foram espalhadas pelo mundo sobre a guerra palestina-israelense.

O depoimento da autora Susan Abulhawa, deixa explícito sua intenção de revelar verdades, e a mensagem que pretende deixar em seu romance: “Contaram a história que o Ocidente queria ouvir. Era mais fácil escutar uma estória de uma terra sem seu povo. Era um happy end romântico. O relato palestino não tinha apelo, e inicialmente, não foi recebido pelo Ocidente”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com