TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica sobre: Educação na Antiguidade

Por:   •  19/4/2018  •  Resenha  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA CRÍTICA SOBRE EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE

        Analisando os textos bases propostos em sala de aula e o debate sobre o assunto, pode-se dar inicio com a educação nos seus primórdios, as sociedades tribais, é um grande exemplo de organização educacional, as crianças nesta sociedade são criadas para a vida, são educadas como “adultos mirins” imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimonias. Neste período não havia educação na forma de escolas, e sim uma educação com base na experiência adquirida com o tempo e com a observação, a educação era transmitida incialmente pelo chefe da família, secundariamente pelo sacerdote.  

       O objetivo dessa educação era fazer com que o conhecimento adquirido seja passado de geração em geração. Uma sociedade que não pode ser julgada como errada e sim como diferente da nossa cultura e do conhecimento que temos de educação para os dias de hoje, são organizações míticas, tudo gira em torno do divino, imitação da ação dos deuses, são de tradição oral, mitos e ritos são transmitidos oralmente. Por eles a tradição se impõe, permitindo a coesão grupal e repetindo comportamentos considerados desejados (configurando assim comunidades estáveis, onde sua mudança ocorre lentamente).

     Sua organização social é homogênea não existe uma dominação, podemos dizer que todos trabalham igualmente para seu sustento sem uma troca de comercio, tudo é de todos e para todos, com uma sociedade individualista que temos nos dias atuais, é difícil imaginar essa organização e relação de poder que eles tinham darem certo. A relação de poder também era muito didática, não havia um “líder” uma relação de ordem e obediência e sim um “Chefe guerreiro” que possuía admiração por ter um conhecimento vasto e ser a voz da comunidade, mas, contudo não exercia poder sobre a tribo.

    Com a passagem das sociedades tribais para as primeiras civilizações, obteve a necessidade de criar um meio para melhor organizar e administrar, essa sociedade que estava cada vez mais complexa por causa de seu crescimento e desenvolvimento, principalmente na área da agricultura, e o surgimento de outros ofícios, com isso a escrita ganha seu espaço, como forma de aperfeiçoamento, uma necessidade de se comunicar e estabelecer relação de forma escrita.

     As primeiras civilizações surgem bem diferentes das sociedades tribais, sua organização social e de poder visa um líder (no caso o Governo) para melhor organizar essa relação de poder, o estado passa a controlar a produção agrícola, recrutando mão de obra e cobrando impostos. Essas civilizações iniciam a ter características voltadas paras as que conhecemos hoje, introduz o surgimento de uma organização mais individualista onde a pessoa trabalha visando somente o seu, não existe mais o conceito de que “tudo é de todos e para todos” essa forma de sociedade, mas sim existe um governo que estabelece a relação de ordem e obediência. A educação inclusive não era aberta para todos, mas sim para os privilegiados que, portanto gozavam do ato de estudar e ter acesso a uma educação.

    Para Kant (1966, p.20), “a educação prática e moral é aquela que diz respeito à construção do homem, para viver como ser livre [...] o qual pode bastar-se a si mesmo, construir-se membro da sociedade” No Egito antigo a educação era baseada na escrita, que era focada para a formação de um homem politico, o ato de falar bem conseguir se expressar, por isso existia uma educação rígida baseada na aplicação de castigos. A educação começava desde muito cedo, visando o cotidiano, era ensinado o ato de discursar bem, como já dito, não importava muito a veracidade das palavras, mas sim a força que ela exercia sobre a população, jovens criados para governar, cativar a população com sua oratória, textos e frases de efeito muito bem ditas. Eles acreditavam que o falar bem era muito importante como finalidade da educação, porque a arte de governas depende de um convencimento do governante aos seus governados.

   Surge também à educação física juntamente com a educação escolar, a educação era passada de geração para geração, o ato de escrever foi sendo valorizado cada vez mais, alias a profissão de escriba da mesma maneira foi sendo reconhecidos, os jovens foram se cativando mais pela profissão.

    Uma maneira de aprendizado era pela memorização, tinham que repetir textos ate decorar os conteúdos, não necessariamente aprender o sentido daquilo, mas sim decorar, como forma de aprendizagem, portanto os jovens alunos que soubesse replicar eram considerados bons alunos e inteligentes. Além disso, a religiosidade tinha grande influencia na educação, só eram considerados mestres os sacerdotes, inclusive a maioria das escolas eram em templos, os alunos tinham pouquíssimo contato com suas famílias, para que tudo aquilo que foram lhe ensinados não se perdesse quando houvesse o contato por meio de visitas e férias. Para eles a religiosidade era uns dos pontos mais altos da educação, tinham grande ênfase nisto, por isso que somente sacerdotes exerciam esse papel.

    Na Grécia encontramos características diferentes do antigo Egito, com uma educação menos rígida e menos inerente, não pode se falar de educação na Grécia antiga e não se lembrar de Homero, como dizia Platão “o educador de toda a Grécia”. Da mesma forma encontramos uma educação voltada para se governar o “dizer” e “fazer”, critérios importantes nesta época, a politica também era muito diferente, contava com a presença de um rei que governava cada Pólis, a terra e a agricultura da mesma forma era fonte de recursos e posse. Além do mais com a divisão em Pólis cada cidade adquiriu suas próprias características, seu modo de organização, junto se inicia o comercio, uma sociedade dividida em classes, onde se pode observar a mudança com o passar do tempo, voltando nas sociedades Tribais onde não existia distinção, na Grécia podemos observar essa divisão, com a passagem dessa educação Homérica, entrasse em um período Arcaico, onde surge a democracia e também de leis que beneficiam os comerciantes e pessoas de posses. Muitas transformações começam a ocorrer nesse período, tanto com a organização social como com a visão do ser humano sobre o mundo, os pensamentos são modificados, toda aquela ação mítica e politica, é reavaliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com