TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Feudalismo

Por:   •  29/4/2017  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: O Feudalismo

Historiador, fez  bacharelado  na USP (1976), doutorado  na mesma  universidade (1982) e pós – doutorado  com  Jacques Le Goff  na École  des  Hautes Études, en Sciences Sociales (1993). Especialista  em Idade Média Ocidental, seus interesses estão voltados particularmente para a cultura, a sensibilidade coletiva e a mitologia daquele período, bem como para as reflexões teóricas que fundamentam  tais pesquisas. Dedica-se também  a História Social do Futebol.

A obra fala um pouco sobre os aspectos, que influenciou o inicio do feudalismo com a sociedade romana e germânica. Fala da decadência do Império Romano, o surgimento do reino dos bárbaros. E claro ele explica também  sobre as lutas sociais que ocorreria na época, e obre a ruralização que por bem ou mal, acabou envolvendo toda a massa.

No inicio da obra o autor fala que o estado era dominado pelas pessoas mais ricas, e com isso eles si livravam facilmente dos impostos enquanto os pobres, não tinham si quer condições de paga-los. Isso foi levando a começar a crise social, onde escondiam os problemas com atrações para a plebe urbana. Isso também  influenciou  a progressão  conquistas. Com  inicio do banditismo  os ricos foram  si refugiando para área  rural. E com  isso claro foi si precisando de pessoas  para trabalhar e originou a Triplo Origem que beneficiou , o governo, donos das terras e os  trabalhadores. E logo foi si surgindo também  os colonos que eram trabalhadores  parcialmente livres, já que os donos das terras poderiam vender as terras, mais os colonos tinham que ficar ou seja, eles não eram tão livres assim, pois ficavam  presos a terras. E ao longo do texto e nós explica muita mais  sobre estas crises, que deixou  marcas profundas na sociedade da Europa Ocidental.

Uma obra complexa, porém  rica em detalhes que leva o leitor a intender  bem como  tudo iniciou. Particularmente não me identifiquei com o texto, poderia ser mais objetivo mais tenho, que confessar que me fez  compreender bem a forma que surgiu o feudalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com