TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Físico

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO –

FIMCA CURSO DE MEDICINA

LUANA GARCIA DE MORAIS

RESENHA CRÍTICA: O Físico

PORTO VELHO / RO

2017

LUANA GARCIA DE MORAIS

RESENHA CRÍTICA: O Físico

Trabalho elaborado como requisito parcial para obtenção do Curso de Medicina da disciplina História da Medicina apresentado às Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMC.

Professora:  Liana Freire

PORTO VELHO / RO

2017

INTRODUÇÃO

Em meados do século XI, na Inglaterra, Rob observa sua mãe morrer em consequência da "doença do lado" ainda crianças. O garoto cresceu sob os cuidados do barbeiro local Bader, que sempre vendia bebidas para curar doenças. Ao crescer, Rob descobre tudo o que Bader sabe a respeito de cuidar das pessoas doentes, contudo ele sonha em querer saber mais. Posteriormente Bader passar por uma cirurgia nos olhos, Rob descobriu que na Pérsia havia um médico famoso chamado Ibn Sina, no qual está na direção do hospital, algo impossível na Inglaterra. A fim de aprender mais com ele, Rob aceita fazer uma vasta viagem rumo à Ásia e além disso esconder o fato deste ser cristão, já que apenas árabes e judeus podem entrar na Pérsia.

RESENHA CRÍTICA: O Físico

The Physician, filme baseado no livro do jornalista Noah Gordon, conhecido por mostrar a evolução da medicina, a ética médica, a cultura judaica na época da Inquisição.

O filme ocorre no século XI, na qual a idade média era comandada pelas igrejas e a Europa era obscura pouco conhecida, possuía várias superstições principalmente em comportamentos humanos, e com a repressão religiosa da época vinha os castigos e punições à quem viesse abominar qualquer tipo de suspeita.

O filme “O Físico” (O Médico), é um drama que mostra a origem da Medicina, na Inglaterra, Rob vê sua mãe morrer da “doença do lado”, (Apendicite hoje) o menino cresce ao lado do Barbeiro Bader que o cuidou, que no vilarejo vendia bebidas para curar doenças. Ao passar dos anos o menino Rob foi crescendo e aprendeu tudo sobre cuidar de pessoas doentes, descobriu seu dom para a cura, e também prévia na época quando as pessoas iam morrer. Com esses ensinamentos Rob sonhava em ser médico seu sonho era aprender cada vez mais.

Portanto Rob descobre que na Pérsia há um grande médico muito famoso Ibn Sina na qual leciona em uma academia, que coordena um hospital. Sendo assim, a sua escola de medicina na Pérsia era um exemplo de Residência Médica com alunos que formavam médicos de toda parte do mundo antigo, com critérios rígidos para que uma pessoa pudesse fazer parte. Mostra na trama com bastante ênfase que “não se tratavam apenas de doenças, mas sim as pessoas que padeciam das doenças”. E só eram graduados quando o mestre concebia aptos e assim ganhava autonomia para exercer a Medicina.

O barbeiro foi operado de catarata, mas o mestre pede que não siga seus passos pois é um caminho difícil, pois tem que ir contra a igreja. Com a finalidade de aprender cada vez mais Rob fez uma longa viagem de um ano rumo a Pérsia, e esconde a realidade de ser cristão, sendo que somente Judeus e árabes podiam entrar na Pérsia e nessa academia de médicos.

Para realizar seu sonho encara obstáculos, arrisca sua vida muda de identidade. Assim quando conhece o grande médico Ibn Sina fica deslumbrado os dois tiveram uma grande semelhança e assim Rob ficou seu seguidor. Um dos pontos interessantes do filme foi o aparecimento da peste negra na cidade uma epidemia que se propagou e com a união dos médicos diminuíram o número de morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com