TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítico do filme: Daens - Um grito de justiça

Por:   •  2/6/2018  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Carlos Henriquis Gonçalves Freire     RA: 65314      Turma: Pedagogia 1º Semestre

Matéria: Sociologia                                                                                     Professora: Elaine

Resumo crítico do filme: “Daens: Um grito de justiça”.

Daens, um grito de justiça é um filme que narra uma parte da vida de um padre católico e politico que luta pelos direitos dos trabalhadores e a vida socioeconômica Da classe pobre numa cidade Bélgica chamada Aalst.

Daens é um padre que sempre teve problemas com as condições que a igreja colocava sobre a sociedade. Em meio da busca de estabilidade e de um novo projeto para licenciar as doutrinas bíblicas, ele acaba parando em Aalst. Uma cidade em que esta em pleno processo da revolução industrial e que tinha grandes problemas com as condições sociais da classe pobre. Nessa cidade haviam fábricas recém-introduzidas no processo da manufatura. Neste cenário chega o padre Daens que se depara com desgosto de uma cidade pobre que é influenciada pela revolução onde consta trabalho infantil, baixo salário, falta de higiene e de segurança.

Após a morte de crianças em busca em busca de alimentos, o padre Daens se sente no dever de ajudar a sociedade ingressando na política para melhores condições para com os cidadãos de Aalst.

Os acontecimentos dessa cidade era um cenário típico da revolução, do capitalismo que, na verdade, nada mais é do que a prática da exploração da mão-de-obra e da opressão para aqueles com diferente religião, raça e classe econômica. Onde até a igreja católica atua para testar impedir o padre de buscar a igualdade para tais atos capitalistas.

O padre, junto com alguns socialistas conseguiram despertar o senso de justiça contra os grandes empresários, burgueses, barões e até bispos das igrejas a favor da igualdade e melhores condições, onde, eles iniciaram as primeiras greves da revolução industrial e contra o capitalismo.

O filme retrata a esperança de um ambiente mais favorável para se viver. Sem miséria, exploração, e infelicidade, fatores causados pelo trabalho excessivo. Onde, o padre, dava a eles a esperança de direitos respeitados e uma condição mais digna de vida. Com todo esse contexto do filme podemos perceber o que é trabalhar sem direitos e sem condições. A importância de nossos votos e da gama legislativa para que assegure nossos direitos e lute para que cada vez mais o trabalhador tenha condições melhor de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com