TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ressumo do filme “Pro dia nascer feliz”

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

NADSON NASCIMENTO MARTINS

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

SÃO LUÍS – MA

2021

NADSON NASCIMENTO MARTINS

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

 Ressumo do filme “Pro dia nascer feliz”

Professora: Alda  Margarete                

SÃO LUÍS – MA

2021

RESUMO DO FILME “PRO DIA NASCER FELIZ”

O documentário de João Jardim tem como objetivo discutir a realidade e a desigualdade da educação no Brasil, mostrando as dificuldades que alunos e professores passam em algumas regiões do País.

Nota-se a grande diferença que existe entre as redes de ensino público e privado. Toda a comunidade escolar da rede de ensino público é submetida a condições precárias dentro do ambiente escolar, que vai desde a falta de água, segurança, falta de verbas, transporte escolar de péssima qualidade e até casos de violências, tanto físicas quanto verbais. Já professores e alunos da rede privada desfrutam de um alto salário, ambiente de estudo agradável e prazeroso.

O filme nos mostra cenas que nos fazem refletir sobre o que somos, o que almejamos e o que fazemos para mudar o contexto da educação brasileira.

Valéria, aluna de uma escola pública, no estado do Pernambuco, é severamente julgada por seus professores que chegam a duvidar dos poemas escritos por ela, devido ao contexto e abordagem de seus textos, os professores não conseguem acreditar na escrita tão boa e coesa vindo de uma aluna que mora em um local onde não se tem uma escola do segundo grau, uma aluna que trava uma batalha para chegar todos os dias na escola, que passa por inúmeros perrengues por conta do transporte escolar precário que é a única forma de chegar na escola em que frequenta.

A exposição a violência é um dos problemas enfrentados pelos alunos das escolas das comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, onde temos o relato de uma aluna que chega a esfaquear outra até a morte no meio da escola e que demonstra claramente se sentir feliz por isso, ao ponto de conversar com o entrevistador de forma fria e irônica. Enquanto um outro aluno (Douglas) é aprovado sem nem ao menos saber o conteúdo da matéria.

Em contra partida, nas escolas da “elite” os problemas são outros, porém não deixam de ter seu peso, os alunos em sua totalidade sofrem pressão dos pais e professores para darem seu melhor e continuarem no seu padrão e a complexidade dos assuntos abordados.

João Jardim nos mostra que, será impossível se pensar em ensino de qualidade, enquanto não forem criadas no Brasil politicas públicas educacionais e não houver uma relação sólida entre professores, Estado e a responsabilidade dos pais e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com