TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Sociologia da Educação

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Educação – Campus XIV

Colegiado de História

Licenciatura em História

Trabalho escrito

       Bruna Nathiele da Silva, Náila Camile da Cunha Silva, Mirela Barbosa Pereira e Yasmin Figueredo De Oliveira.  

Conceição do Coité – Bahia

2022

Trabalho escrito

       Bruna Nathiele da Silva, Náila Camile da Cunha Silva, Mirela Barbosa Pereira e Yasmin Figueredo De Oliveira.  

 

Trabalho escrito sobre: “Escola sem partidos” solicitado pela Professora Doutora Amélia Maraux com finalidade avaliativa do componente curricular “Sociologia da educação.”

Conceição do Coité – Bahia

2022

“Escola sem partido”

Como já se sabe, o conservadorismo prega a não manutenção de pensamentos, de censura da liberdade de expressão, os indivíduos devem permanecer na mesma linha de raciocínio de antepassados, uma linha que é extremamente preconceituosa, segregada e limitada. Dessa maneira, foi desenvolvido um programa, no ano de 2004, pelo advogado do estado de São Paulo, Miguel Nagib, com o objetivo de combater “a doutrinação” nas escolas brasileiras.

Os apoiadores defendem a ideia de preservar “a família tradicional”, mas a família que tanto é defendido seguem um padrão, restritos para a multiculturalidade da sociedade, onde muitas propagam inclusão, preconceitos e discriminação, como exemplo, questões de sexualidade são um dos temas repudiados pelo projeto, justamente por seguirem caminhos adversos a família tradicional, defendido pelo criador. Ao analisar sobre esse tema, percebe como é pouco trabalhada na sala de aula, e quanto a negação no debate sobre sexualidade na sala de aula, aumentam a taxa de descriminação. Dessa maneira usando o pensamento da autora, Guacira Lopes, que reforça o quanto problemático é negação:

 "1A negação dos/as homossexuais no espaço legitimado da sala de aula acaba por confiná-los às "gozações" e aos "insultos" dos recreios e dos jogos, fazendo com que, deste modo, jovens gays e lésbicas só possam se reconhecer como desviantes, indesejados ou ridículos." (LOURO, Guacira Lopes, p.68, 1997)

Desse ponto de vista é inaceitável a exclusão desse tema no ambiente escolar, já que: “[..] 2A sexualidade está na escola porque ela faz parte dos  sujeitos, ela não é algo que possa ser desligado ou algo do qual alguém possa se "despir"." (LOURO, Guacira Lopes, p.80-81, 1997), além de que pode gerar debate com objetivo de auxiliar, e criar novas visões acerca de tal assunto, desconstruindo preconceito.

 Outrossim, a questão do gênero, o quanto o programa estabelece fronteiras, nisso “[..] 3é provável que para algumas crianças- aquelas que desejam participar de uma atividade controlada pelo outro gênero- as situações que enfatizam fronteiras e limites sejam vividas com muita dificuldade. [..]” (LOURO, Guacira Lopes, p.79, 1997), ou seja, a escola é um órgão responsável pela igualdade, respeito, e elaboração do senso crítico nos indivíduos, a questão de gênero e sexualidade não pode ser oprimida, visto que o ambiente escolar, promove autonomia no processo de construção de opiniões no que tange toda a sociedade.

É percebido a permaneciam da herança da educação no Brasil nos dias atuais, isto é, "4A história educacional brasileira é uma história secular de exclusões. [....] (Sociologia da educação, p 117. 2019). Dessa forma, o projeto Escola Sem Partido, reafirma essa herança na educação, de tal modo, onde seus métodos é um pacote completo da estrutura patriarcal conservadora, sendo que seus objetivos não se condicionam somente na abdicação de debates sobre gênero e sexualidade, mas também religiões e políticas. Ou seja, quando esse programa omitem os diálogos na sala de aula sobre as diferencias de grupos de religiosos, e suas culturas, propagam a discriminação de estudantes que seguem as diversas crenças ou submete o professor abordar apenas uma visão de mundo deixando de lado, por exemplo a visão científica.  Além de aumentar o preconceito sobre elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com