TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme ”Adeus Lênin"

Por:   •  30/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  17.854 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Esse é um trabalho do resumo do filme ”Adeus Lênin’’ que conta a história de uma família que vivia no tempo da separação e a reunificação da Alemanha, e a comparação do mesmo com o contexto histórico Guerra Fria. Através disso são apresentados pontos positivos e negativos da mudança que também vem abordado à uma opnião sobre.

Resumo do filme

  • Adeus, Lênin!  é um filme alemão de 2003 dirigido por ; Wolfgang Becker. Inspirado em um período importante da história cultural da Europa - a queda do Muro de Berlim e a reunificação das Alemanhas - Wolfgang Becker usa como plano de fundo personagens reais como Erich Honecker que governou a RDA (ou Alemanha Oriental) de 1971 a 1989; Mikhail Gorbatchov, o derradeiro líder (1985-1991) da URSS.
  • O filme conta a história de uma mulher devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho ser preso durante uma manifestação contra esse socialismo. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim (1989), a Alemanha foi reunificada, prevalecendo o sistema capitalista. O médico aconselha ao seu filho que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo, seria fatal. Sentindo-se martirizado pelo estado atual de sua mãe, Alex (filho) faz de tudo para que ela não presencie as mudanças ocorridas no país, vivendo numa ilusória Alemanha socialista. Para isso, seu filho muda embalagens de produtos industrializados, porque antes da queda do muro, não se admitia na Alemanha socialista produtos que não fossem criados por esse partido; e até mesmo inventa documentários televisivos para preencher as brechas do dia a dia do recente capitalismo no país. Ele a deixa nessa ilusão por um tempo, pouco tempo depois decide abrir mais a cabeça da mãe em relação a isso, porque Lênin sai de seu apartamento e vê algumas mudanças da Alemanha; Mas Alex não conta tudo o que aconteceu, mas sim o necessário para que sua mãe fique satisfeita com suas dúvidas em relação à isso. Logo depois sua mãe morre, porém satisfeita com uns desejos realizado por seus filhos.

Comparação do filme com o contexto Guerra fria

Além do filme ter passado no período da Guerra fria, expôs algumas coisas sobre o assunto, como:

  • A circulação de outros povos em toda a Alemanha; isso jamais aconteceria se ainda houvesse o Muro de Berlim.
  • A importação e exportação de alimentos, produtos, objetos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (205.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com