TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  29/4/2017  •  Artigo  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Licenciatura em História

Suely Alves da Silva Santos

Importância do Projeto Político Pedagógico para a organização Escolar

[pic 3]

Itaberaba-Bahia

2014

Suely Alves da Silva Santos

Importância do projeto político pedagógico para a organização escolar

Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em História  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.

Itaberaba-Bahia

2014

IMPORTÂNCIA DO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

INTRODUÇÃO

A importância do projeto político-pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo.

                                       Betini. Geraldo Antônio, in:

Pensando na função social da Educação e no valor formativo e simbólico que a instituição Escola sempre representou para as sociedades e ainda, nos ideais dialéticos, construtivistas e sócio históricos que regem a Escola contemporânea, compreendendo a importância do papel da educação no desenvolvimento dos seres humanos, baseada no desenvolvimento integral das pessoas numa filosofia marxista, no enfoque construtivista e na importância do contexto social e das relações estabelecidas, a fim de se efetivar a formação do aprendiz na cidadania e para a cidadania, advém a necessidade de as escolas construírem seus Projetos Político-Pedagógicos.

Apesar de se constituir enquanto exigência normativa, o Projeto Político Pedagógico é antes de tudo um instrumento ideológico, político, que visa sobretudo, a gestão dos resultados de aprendizagem, através da projeção, da organização, e acompanhamento de todo o universo escolar. De acordo com Betini, “o projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição

escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Portanto, o projeto político-pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é então, expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim

sendo, compete ao projeto político-pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão-ação- reflexão.” (2005, p.38)

A articulação entre o projeto político-pedagógico, o acompanhamento das ações, a avaliação e utilização dos resultados, com a participação e envolvimento das pessoas, o coletivo da escola, pode levá-la a ser eficiente e eficaz. Daí a notória ênfase dada pelos mecanismos legais à escola democrática. Conforme Veiga o PPP “É também um instrumento que identifica

a escola como uma instituição social, voltada para a educação, portanto, com objetivos específicos para esse fim.” (p. 13, 2002).

 Segundo Vasconcellos (2002), a estrutura básica de um projeto politico pedagógico compota três grandes elementos: Marco referencial, diagnóstico e programação.

  • O marco referencial é amplamente importante porque definirá o caminho a ser seguido e o objetivo a ser alcançado. Definir o marco referencial nos leva a refletir criticamente sobre: quais as medidas a serem tomadas para a melhoria da comunidade escolar? qual a necessidade da sociedade atual? que tipo de cidadão queremos formar?  qual a concepção de educação que temos?
  • Diagnóstico, seria a investigação minuciosa das características (sociais, econômicas, culturais), da comunidade, da escola e da clientela a qual a escola atende. Faz-se necessário rever a realidade escolar, e também as características da gestão, ver como se dar a participação da comunidade na gestão da escola, quais as formas de organização adotadas, como as pessoas envolvidas no interior da escola se relacionam, quais as características do  trabalho pedagógico desenvolvido na escola, quais os resultados da aprendizagem, que processo e instrumentos de avaliação são utilizados. O diagnóstico deve ser descritivo e crítico e identificar necessidade de mudanças.
  • Programação seria a culminância do projeto, ou seja a definição do que vai ser feito e dos meios para a superação de problemas detectados, em busca da qualidade da educação oferecida pela escola. E a proposta de ação ou seja : Definição do que é necessário e possível fazer para diminuir a distancia entre o que a escola é o  que ela deveria ser.

Dessa maneira, ao construirmos nosso Projeto Político-Pedagógico levamos em conta a realidade que circunda a Escola e as famílias de nossos alunos, pois, certamente, a realidade social dos alunos afeta a sua vida escolar, e os dados levantados devem contribuir para orientar todo o organismo escolar para os fins de tratar tais indícios com a devida relevância, transformando-os em currículo, objeto de planejamento e potencial de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com