TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 2º SEMESTRE

LAURA DE CONTI VAZ DE OLIVEIRA

direito à educação

[pic 3]

ITAPETININGA/SP

2018

LAURA DE CONTI VAZ DE OLIVEIRA

direito a educação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação Inclusiva, LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Homem, Cultura e Sociedade, educação e tecnologias e Praticas Pedagógicas: Identidade Docente.

Professores:

Tutora eletrônica: Simone do Amaral Theodoro

Tutora de sala: Ana Amélia Zanotto Reigota

[pic 4]

ITAPETINIGA/SP

2018

sumário

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1. O Nascimento do saber científico ...........................................................................4

2. A importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem........4

3. Diferentes abordagens psicológicas que contribuem para a aprendizagem...........6

4.Direito a educação - O que diz a Lei........................................................................7

5.Como ela se materializa e quais as possibilidades para transformação social.......8

6.Qual a importância do papel do professor para a mudança social..........................8

CONSIDERAÇÃOES FINAIS.....................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................................11

 



INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se a um estudo acerca do Direito à Educação e suas perspectivas de efetividade, uma vez que trata-se de um direito constitucionalmente resguardado a todos e que se mostra como primordial para a concretização dos demais direitos fundamentais do ser humano.

Neste trabalho iremos explanar algumas questões relacionadas ao direito fundamental, bem como a importância do conhecimento e como ela se materializa para auxiliar na transformação social dos educandos.

Conforme está previsto na Constituição Federal, a educação é um direito de todos, e há diversas leis em nosso ordenamento jurídico que resguardam tal benefício.

Compreendendo o pleno exercício da cidadania, a Constituição Federal prevê, como seu instrumento fundamental, a universalização da educação básica. De fato, a instituição educativa, a serviço do bem-estar social, complementa, ao lado da família, o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes e contribui decisivamente para a melhoria de vida de cada cidadão.

        Busca- se ainda com o presente estudo orientar a enorme importância do papel da escola em ensinar os alunos a   pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças, preconceitos e descriminações, para dar subsídios aos alunos ao enfrentarem essas adversidades da vida.    

A   construção   desses significados compartilhado se enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão. A mesma necessita da individualidade e da coletividade ao mesmo tempo, a qual envolve diversos aspectos da escola, ou seja: as relações entre o ensinar e aprender com diversas trocas de informações, a interação de indivíduos que participam da cultura escolar, além dos processos curriculares, pedagógicos e administrativos haverá o compartilhamento de informações e interação da cultura escolar.  

1. O NASCIMENTO DO SABER CIENTÍFICO

Os Gregos, na Antiguidade, buscavam através do uso da razão, a superação do mito ou do saber comum. O avanço na produção do conhecimento, conseguido por esses pensadores, foi estabelecer vínculo entre ciência e pensamento sistematizado (filosofia, sociologia...), que perdurou até o início da Idade Moderna. A partir daí as relações dos homens tornaram-se mais complexas bem como toda a forma de produzir a sua sobrevivência. Gradativamente, houve um avanço técnico e científico em nosso meio de existência.

Foi no início do século XVII, quando o mundo europeu passava por profundas transformações, que o homem se tornou o centro da natureza (antropocentrismo). Acompanhando o movimento histórico, ele mudou toda a estrutura do pensamento e rompeu com as concepções de Aristóteles, ainda vigentes e defendidas pela Igreja, segundo as quais tudo era hierarquizado e imóvel, desde as instituições e até mesmo o planeta Terra. O homem passou, então, a ver a natureza como objeto de sua ação e de seu conhecimento, podendo nela interferir. Portanto, podia formular hipóteses e experimentá-las para verificar a sua veracidade, superando assim as explicações metafísicas e teológicas que até então predominavam. O mundo imóvel foi substituído por um universo aberto e infinito, ligado a uma unidade de leis. Era o nascimento da ciência enquanto um objeto específico de investigação, com um método próprio para o controle da produção do conhecimento. Dessa forma, ciência e filosofia se separam.

Sendo assim, conclui-se que o conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos. Ele transformou-se numa prática constante, procurando afastar crenças supersticiosas e ignorância, através de métodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que garanta prever acontecimento e agir de forma mais segura.

2. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

O conhecimento é importantíssimo para todos os segmentos da humanidade, tornou-se valioso, pois quem o domina pode ter acesso a inúmeras oportunidades. (TEIXEIRA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com