TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO NA EAD: UM DIÁLOGO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  20/6/2022  •  Ensaio  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Unidade - 2

QUESTÕES PARA O CHAT

Olá turma! Sejam bem-vindos ao Chat! Nesta atividade iremos ver, além das nossas percepções sobre a importância da tecnologia da informação e da comunicação na construção do conhecimento, as possibilidades que essa ferramenta apresenta, não só para o ensino à distância, mas também, como instrumento de pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender.

Vamos iniciar nossas discussões nesse momento. Aos colegas que forem chegando, por favor, leiam as orientações e participem ok?

Vamos a primeira pergunta:

  1. Teodoro (2016), no artigo “A COMUNICAÇÃO NA EAD: UM DIÁLOGO DE APRENDIZAGEM, analisa a comunicação entre o discente no favorecimento da aprendizagem, além da interação promovida através de feedback de atividades, além de motivacional, conduz a discussão e argumentação sobre ideias, produzindo conhecimento, qual sua opinião acerca da importância da comunicação na educação a distância? Fique à vontade para debater esta questão.

A EAD é um dos instrumentos mais importante para se investir no desenvolvimento socioeconômico da região norte. Pois, sabe-se que o maior meio de transporte da região são os rios, ou seja, a bacia amazônica.

Por causa disso, a tecnologia democratiza e oportuniza mudanças socioeconômicas no Amazonas sem a necessidade do êxodo rural, adequando e favorecendo a comunidade que busca a conclusão do Ensino Básico ou cursos em áreas profissionais.

  1. O que mudou na EaD com o avanço da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)?

A expansão das tecnologias e dos meios de comunicação são um ponto importante na história para o setor do mercado. Mas como o mercado precisa de profissionais, há necessidade de proporcionar investimentos nos meios de ensino EAD, como exemplo o CETAM fundada em 2003. O investimento em educação é necessário para se adequar na interação da nova realidade globalizada.

  1. Como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) possibilita a disseminação de conhecimentos na modalidade EAD?

A mudanças no ensino já vem transcorrendo há algum tempo, principalmente na EAD. A eficiência da Tecnologia se transformou em principais instrumentos de serviços tecnológico que auxiliam o dia a dia dos estudantes ou profissionais. Hipertextos, Drives, agendas, chats, fórum, reuniões ou aulas online que são aulas ministradas à distância e o seu diferencial em relação ao EaD é que são ao vivo por meios online e acessado pelos dispositivos.

  1. Como você vê as interações entre aluno-professor-aluno em comunicação online no processo de ensino e aprendizagem?

As facilidades para relação, aluno - professor-aluno na EAD, necessita-se de tópicos considerados importantes para um estudo à distância como a independência e responsabilidade com incentivo do professor ao cumprir os objetivos fixos voltados para o ensino aprendizagem dos alunos. Desta forma, facilita-se o aprendizado imediato e fácil e a interação de comunicadores, professores e alunos e suas interações nos programas educacionais. Contudo, entende-se que a EAD fornece criatividade e inovação na educação em massa para todos.

  1. Para a educação, como podemos trabalhar, pedagogicamente, os recursos tecnológicos de modo a facilitar o processo ensino-aprendizagem? Aproveitem para compartilhar a experiencia de vocês com o uso pedagógico das tecnologias (para quem atua na educação)!

O crescente no avanço tecnológico relata cada vez mais educadores buscando adequação de novas possibilidades agregadas às práticas pedagógicas voltas para TI. Para que isso ocorra há necessidade de equipamentos tecnológicos pessoais ou disponíveis na instituição em laboratórios de informática disponibilidade para professoras e alunos. Assim, poderemos utilizar meios que contribuam para um ensino aprendizagem significativo. Sem deixar de mencionar que os educadores tenham práticas pedagógicas e postura renovadas diante do novo cenário que podemos observar na educação.

  1. Qual a vantagem de fazer um curso online quando não tem acompanhamento de um tutor e nem será avaliado? Você se sentiria motivado em fazer um curso no qual não seria avaliado? Quem já fez cursos a distância, sem o acompanhamento da tutoria, comente sua experiência!7

Os cursos online sem tutor ou avaliação é proveniente para capacitação curtas para profissionais específicos que buscam aperfeiçoamentos contínuos. Diante da realidade acelerada dos nossos dias um aluno online poderá trabalhar no seu próprio ritmo. Dessa forma, ele poderá estudar onde e quando precisar. Essa flexibilidade permite que o estudo se adapte a sua rotina e não o contrário. Existem Plataformas que oferecem tais cursos como CETAM EAD , AVAMEC e etc

  1. O que vocês entendem por educomunicação? É possível realizar um trabalho pedagógico significativo com a utilização das tecnologias? Como? Dê exemplos práticos.

Ao assistir o vídeo se entendeu que a educomunicação se propôs como intervenção a partir de Educação para a mídia, ou seja, o professor e os estudantes desenvolveram em sala de aula conteúdos educativos, voltados para uma gestão democrática das mídias práticas de ecossistemas comunicativos abertos e criativos. Essa verbete se pode criar e desenvolver ecossistemas comunicativos, abertos e criativos, em espaços educativos mediados pelas linguagens e processos da comunicação, garantindo aprendizagens e a liberdade de expressão singularizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (505.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com