TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/11/2018  •  Monografia  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE ENSINO MÉDIO E CURSO NORMAL

CIEP 263 LINA BO BARDI – UA 181051

Avenida Zulamit Bittencourt,s/n – Bairro Cidade Nova

Itaperuna,RJ – Cep. 28300.000 – Tel/Fax 38241152

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por

Keylla C. Curty

Malu de S. B. F. Albino

Maria Fernanda P. da França

Thamires L. da Silva

Viviany F. P. Martins

Itaperuna-RJ

2017

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ALBINO, M.; CURTY, K.; FRANÇA, M.F. MARTINS, V.; SILVA, T.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Disciplina Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa, sob orientação da Professora Adriana Reiff, para obtenção do título de Professor de Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental .

 

Itaperuna-RJ

2017


RESUMO

O presente artigo refere-se a uma pesquisa bibliográfica, de campo e observações em estágio supervisionado nas escolas municipais de Itaperuna com o objetivo de esclarecer a importância da aprendizagem através do lúdico no Ensino Fundamental. Piaget (1962 e 1976), Vygotsky (1984) e Wallon (1984) são leituras indispensáveis neste contexto e visam propor a imprescindibilidade de variação de pensamento e atitude, por parte de toda comunidade escolar, abrangendo como escolha possível e viável o processo de aprendizagem por meio do resgate ao lúdico. Esse resgate se tornará significativo e prazeroso. Utilizar o lúdico na sala de aula significa tornar a aprendizagem mais eficaz, uma vez que trabalha a fantasia, imaginação e sentimentos da criança para com o mundo.

PALAVRAS-CHAVE: lúdico, aprendizagem, Ensino Fundamental.

INTRODUÇÃO

         O brincar é uma linguagem que a criança usa para se relacionar consigo mesma e com o mundo que à cerca. Através do lúdico ela aprende a se organizar, construir normas e conceitos, adquirir novas experiências e construir conhecimento sobre seu âmbito social.

        A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos, incluindo também à conduta daquele que joga, que  brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.

De encontro a isso, Bruner apud Brougére (1998) afirma que:

a atividade lúdica se caracteriza por uma articulação muito frouxa entre o fim e os meios. Isso não quer dizer que as crianças não tendam a um objetivo quando jogam e que não executem certos meios para atingi-lo, mas é frequente que modifiquem seus objetivos durante o percurso para se adaptar a novos meios ou vice-versa [...], portanto, o jogo não é somente um meio de exploração, mas também de invenção (p.193)

O lúdico é utilizado a fim de desenvolver os aspectos da liberdade física e emocional da criança, além de despertá-la para novas formas de descobrir o mundo. O brincar é equivalente a ludicidade, se tornando essencial para formar pessoas de maneira plena, versátil, reflexiva e significativa.

Para que a educação seja de corpo inteiro deverá haver a valorização das brincadeiras levando a criança a desenvolver suas habilidades motoras bem como a imaginação. Então, para que a educação seja completa, a escola deverá valorizar as vivências lúdicas da infância, as quais estão intimamente ligadas ao crescimento intelectual, emocional e social.

Para Vygotsky (1984):

é na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras. (p.27)

A interação da mesma com o meio em que vive e com ela própria, também se dá por conta da ludicidade. Ao avançar para o Ensino Fundamental, a criança se encontra num período confuso onde descobrirá novas formas de aprendizado e com isso, pode haver um impacto referente a sua atual realidade. Já que esse período é uma fase de transição da mesma, deve ser abordado de forma correta para que isso não as afete posteriormente.

Observa-se que nas salas de aula o lúdico não tem sido utilizado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem e isto se reflete em aulas enfadonhas, distante de significado para quem aprende. Isso nos remeteu a seguinte questão-problema: por que é essencial a aprendizagem através do lúdico no ensino fundamental?

Diante desse quadro, tem-se por objetivo fazer com que os professores estejam atentos às reais necessidades de seus alunos, seu desejo de aprender, de modo a estimular o conhecimento através do lúdico para que os mesmos possam aprender de forma plena. Busca-se com este trabalho trazer ferramentas para que professores revejam suas práticas nas salas de aula.

MATERIAIS E MÉTODOS

Buscou-se responder à questão levantada através de pesquisas bibliográficas, observações nos estágios supervisionados e entrevistas. Durante o mês de julho de 2017 foram realizadas entrevistas com 60 pessoas, entre elas, pais e professores da rede municipal de Itaperuna à fim de desvelar os índices de participação dos mesmos no ambiente lúdico que pode ser organizado para a aprendizagem, conforme dados a seguir:

[pic 1]

Gráfico1: entrevistas com professores

   O gráfico 1 traz as questões perguntadas aos professores. 89% dos entrevistados percebem que o lúdico proporciona bons resultados na aprendizagem dos alunos e, destes, 77% diz utilizá-lo na sua prática pedagógica. Todos os professores entrevistados acreditam que o lúdico é importante no processo ensino-aprendizagem.

[pic 2]

Gráfico 2: entrevista com pais e/ou responsáveis

O gráfico 2 aborda as perguntas aos pais. 99% dos entrevistados acreditam que o lúdico contribui para o trabalho em equipe na sala de aula e, destes, 97% diz que seu filho se desenvolve melhor com a utilização da ludicidade. Todos os pais entrevistados concordam que o lúdico é importante no processo de desenvolvimento no ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com