TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Docência

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Crianças gostam mesmo de brincar , e essas praticas além de serem diversão são praticas que tambem levam ao ensinamento.

A ludicidade ela não é  muito praticada no no âmbito familiar é negligenciado devido a correria do dia a dia, a bagunça, a gritaria e a sujeira que muitas crianças fazem quando estão brincando. Sendo assim, pais e responsáveis, deixam de praticar o lúdico juntos a seus filhos, fazendo com que o único momento que as crianças encontram para brincar é no ambiente escolar.

No ambiente escolar essa pratica é de suma importância que esteja inserido na didática de cada professor, pois é uma atividade na qual a criança demonstra interesse de forma natural e desen volve percepções de acordo com sua inteligência. Ja esta presente ao longo dos anos, estudiosos apontam que a prática do brincar já existe há anos, devido à quadros e esculturas existentes que expressam tal atividade, que hoje estão plenamente ligadas ao desenvol vimento infantil.

O jogo é de suma importância para o processo de interação e aprendizagem das crianças, pois em seu sentido geral é um conjunto de atividades físicas ou mental que não possui um objetivo imediato defi nido, facilitando o entendimento de conteudos que inicialmente são considerados extremamente imposiveis de execultar, também propiciam ótimos benefícios ao corpo e a men te da criança, ajudando a desenvolver o nível intelectual de memorização, atenção e observação, além de ajudar no raciocínio lógico, fato esse que se concretiza ainda mais quando a criança ganha o jogo, pois ganhar e perder envolve satisfação e autorrealização em que implica melhor empe nho de cada uma nas atividades exercidas, despertam o interesse do aluno proporcionando assim um melhor desenvolvimen to no fator biológico, emocional, psicomotor, social, simbólico dentre outros, formando assim pessoas, participantes, conscientes e críticas .

Diante a ideia de que o jogo ajuda as criancas a desenvolverem a parte fisica e a psicologica, resaltando as bricadeiras e o uso de instrumentos como brinquedos, é a ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem capaz de pro porcionar felicidade ao mesmo tempo, é como se elas podessem brincar sem regras e usar toda a sua criatividade, alem de poderem usar brinquedos didaticos em busca de diversificar. É importente que o professor mostre os brinquedos antigos, pois a maior demanda entre diversos tipos de brinquedos, é por brinquedos modernos, fato decorrente dos diversos meios de comunicação que influenciam o consumismo, levando crianças e até mesmo seus próprios pais a trocarem os brinquedos artesanais por eletrônicos, é fundamental para que brincadeiras antigas e brinquedos sau dáveis, ainda façam parte das propostas pedagógicas.

O brincar promove ações sociais e culturais, devido à mistura de etnias diferentes, com costumes diferentes, desenvolvendo a boa imaginação e interpretação, possam expressar sentimentos e emoções. Brincar na educação infantil é o caminho mais fácil e rápido para se alcançar objetivos almejados e que por meio dessa prática, as crianças passam a interagir mais e melhor com o grupo no qual estão inseridas. O jogo e a bricadeir fazem parte do mundo da crianca e nada melhor do que aprender brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com