TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção do Conhecimento

Por:   •  17/8/2017  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A Produção do conhecimento

Texto Interpretativo

1) Fazer leitura cuidadosa do Livro 1.

2) Selecione um dos tópicos tratados no livro desta semana e escreva a sua interpretação, na forma de texto, sobre “A Produção do Conhecimento”

3) Este é um trabalho individual.

4) Encaminhar o texto pelo recurso TAREFA 1 (do Moodle) até a data definida para esta tarefa.

Tópico escolhido: As projeções para o futuro

Sobre as projeções para o futuro é importante destacar os métodos que são utilizados para a investigação educativa. Para se desenvolver a produção do conhecimento é necessário utilizar as teorias e os métodos e consequentemente chega-se nas finalidades práticas.

Segundo Gamboa (2012) o método deve ser considerado prioritário, isto porque a amplificação do conhecimento é à base de sustentação para as decisões a serem tomadas pelo pesquisador na elucidação da relação entre sujeito e objeto da pesquisa. Partindo desse pressuposto, percebe-se que em toda pesquisa seja necessário utilizar algum método, pois é a partir dele que o pesquisador toma as decisões necessárias em seu estudo.

Em trabalhos científicos é necessário analisar o que se é proposto e avaliar a necessidade quanto às abordagens quantitativas e qualitativas, mas muitas vezes os dados estudados são insuficientes para envolver toda a realidade observada. Muitas vezes são insuficientes devido ao fator tempo.

Em tese, afirmamos que o tempo está presente em toda produção do conhecimento, sendo uma categoria explicita ou oculta. Existem diversas formas de instrumentos para se registrar esse tempo, então vai do pesquisador utilizar a forma mais adequada.

A pesquisa educacional não se reduz a uma série de instrumentos, técnicas e procedimentos. Estes constituem parte do método científico. O método ou caminho do conhecimento é mais amplo e complexo. Concluindo podemos dizer que o pesquisador trabalha com pressupostos teórico-filosóficos que orientam seu fazer, e na medida em que os sistematize, reflexione sobre suas implicações e tome consciência deles, seu trabalho será mais precioso e estruturado.

Referencias

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com