TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da literatura infantil

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

O Fenômeno Literário e a Importância do Professor Saber a Matéria

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”.

                                                      Aristóteles

Para definir com clareza o que é um fenômeno literário, basta citar a produção literária de maior repercussão dos últimos anos. Harry Potter, da autora J. K. Rowlng, Verdadeiro fenômeno de vendas que impactou e conquistou leitores no mundo inteiro.

A literariedade é uma característica do fenômeno literário, denominação que diferencia os textos escritos com linguagem referencial da linguagem literária. Aristóteles referiu que a literariedade ou a linguagem literária, é o uso de termos fantásticos ou absurdos, como forma de decorrer sobre temas difíceis e importantes.

Todo fenômeno literário contribui com o aumento do interesse por literatura, instiga a leitura e faz com que o leitor aprenda a diferenciar os tipos de literatura.

Compreender a matéria literária é essencial para o professor, já que através dele, o aluno, vai entrar em contato com o mundo literário. O professor deve entender que a literatura é capaz de estimular a criatividade favorecendo o desenvolvimento completo do aluno.

É necessário que o professor compreenda as mais diversas forma de narrativas e como o fenômeno literário acontece, para que seu trabalho em sala de aula mostre ao aluno a importância de se apropriar dessa possibilidade de adquirir conhecimento. Ao professor cabe viabilizar, reflexão para desenvolvimento do senso crítico.

Bibliografia:

Coelho, Nelly Novaes.  Literatura Infantil  Texto – Análise – Didática, PLT 487

Páginas 64 a 91.

Pesquisa na Internet:

Literatura e Linguagem Literária

www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-lopes-literatura 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com