TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância e contribuição da Literatura Infantil para as crianças

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Aula tema 1 

- Qual a importância e contribuição da Literatura Infantil para as crianças?

R :A literatura é uma ferramenta de extrema importância na vida das crianças, porque através da literatura as crianças despertam sentimentos emoções e a imaginação, e assim consequentemente gera o interesse pela leitura, formando pequenos leitores, e assim facilitando para os professoras na alfabetização das crianças.


- Qual é o papel do professor para incentivar o gosto pela leitura das crianças?

R:O professor deve buscar livros diferenciados, e compartilhar com a classe fazendo a leitura, depois fazer comentários sobre a leitura realizada, para que haja uma troca de informações, confronto de opiniões, comunhão de ideias, exposição de valores e, consequentemente desenvolvimento dos alunos.
Nesse sentido os alunos foram incentivados a participar de uma forma ativa e interativa, e vale lembrar que essa interação entre os alunos também contribui para seu aprendizado.


- Como deve estar preparado o ambiente para se contar histórias? 
R: O ambiente deve ser agradável, aconchegante e principalmente silencioso, porque exige bastante atenção, porque se trata de leitura.


- O que é preciso levar em consideração para selecionar histórias adequadas as crianças?
R: Devemos levar em consideração, o público alvo, se formos trabalhar com a educação infantil devemos trabalhar livros com linguagens simples de acordo com a idade deles, porque eles não terão interesse pela leitura, eles não terão entendimento, da informação transmitida pelo professor.

Aula tema 2

- O que poderia ser uma boa experiência de aprendizagem com leitura?

R: Com a leitura podemos levar como experiência, nos tornando bons leitores e escritores, e ter uma fala fluente um leque de palavras diferenciadas.


- Como podemos incentivar cada vez mais a participação dos pais ou familiares em momentos de leitura com as crianças? 

R: De fato a participação dos pais nas atividades escolares com seus filhos, é fundamental para um bom desempenho, mas nem sempre é possível tê-los presente por isso é necessário que a direção convoque uma reunião com os pais, conversa com os pais ao longo do ano, pedindo que eles colaborem para que possam traçar melhor as estratégias de ensino, e mostrar que todas as crianças tem potencial, só depende da colaboração da família.

Aula tema 3

- Quais são as características das diferentes categorias de leitor propostas pela autora Nelly Novaes Coelho, que devem ser levadas em consideração pelo professor ao selecionar histórias adequadas às diferentes faixas etárias?

R: A Autora Nelly Novaes Coelho propõe leitores jovens e crianças, por isso os professores devem lecionar historias de acordo com a faixa etária, historias adequadas para que possam despertam o interesse na leitura 
Segundo Nelly Novaes Coelho a Literatura Infantil é: Abertura para a formação de uma nova mentalidade, além de ser um instrumento de emoções, diversão ou prazer, desempenhada pelas histórias, mitos, lendas, poemas, contos, teatro, etc., criadas pela imaginação poética, ao nível da mente infantil, que objetiva a educação integral da criança, propiciando-lhe a educação humanística e ajudando-a na formação de seu próprio estilo.(COELHO, 1991, p. 5).

Aula tema 4

- Por que a interação com a família em momentos de leitura é importante?

R: O incentivo deve vir de casa, a família deve incentivar a criança a ler desde pequeno, já que eles ainda não são capazes de ler sozinhos, os pais podem ler para eles de uma forma agradável e criativa para que possa desperta o interesse em seus filhos, agora se eles já fazem a leitura com autonomia, mesmo assim eles não perdem o interesse de ouvir, e depois ter o prazer de contar para os colegas 
Contar histórias para crianças está presente em todas as culturas seja ela letradas ou não, as crianças adoram ver os adultos contando histórias, e fazendo mimicas, com isso elas mergulham na imaginação.


- Qual a importância de o professor propor situações de empréstimo de livros para as crianças?

R: Como medidores devemos incentivar os alunos a lerem, oferecer aos alunos várias oportunidades para que eles não percam o interesse pela leitura, uma delas e fazendo o empréstimo de livros aos alunos que talvez não tenham nenhum diferenciado em casa para estar fazendo a leitura, e outra opção e a troca de materiais entre eles, e assim tem a oportunidades de socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com