TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.845 Palavras (20 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Gislane de Souza sandes

RELATÓRIO DO Estágio Curricular Obrigatório II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Candeias

2022

Gislane de Souza sandes

RELATÓRIO DO Estágio Curricular Obrigatório II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia.

Candeias

2022


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................

03

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS ..........................................................................

04

2 projeto político pedagógico PPP ...................................

06

3 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, CONFORME RESPECTIVO ESTÁGIO ...........................................

09

4 PLANOS DE AULA ......

ABORDAGEM DOS TEMAS. TRANVERSAIS COMTEMPORANEOS DA BNCC..................................................................................

ATUAÇAO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇAO COM A EQUIPE ADMINISRATIVA E PEDAGOGICA........................................

11

PROCESSO DE GESTAO ESCOLAR.........................................

..ATUACAO DA EQUIPE DIRETIVA................................

PLANO DE ACAO...................................

CONSIDERAÇOES FINAIS..............................

14

REFERÊNCIAS .................................................................................................

15

INTRODUÇÃO

Esse presente relatório esta sendo uma etapa objetiva para oferecer os conhecimentos prévios e teóricos como estagiaria. Onde pude ser orientada para as guias do conhecimento. Além de ter uma especifica construção do relatório. Nessa fase dos conhecimentos adquiridos foram feitas as atividades que podemos utilizar na fase de campo e nos fazendo refletir sobre os princípios básicos da compreensão do andamento da disciplina. Ainda nessa etapa foram observados os seguintes requisitos do meu desenvolvimento no estágio teórico. Citarei inicialmente a leitura obrigatória do artigo onde é abordado e a importância da interdisciplinaridade que visa trabalhar em conjunto com outras disciplinas e outra preferencias. Também a importância do educador como mediador do conhecimento. 0btendo atividades didáticas-pedagógica, que tem o foco principal de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem. E devem ser colocadas em prática. Para o seu melhor aprimoramento. E de suma importância que o professor seja monitorado pela equipe pedagógica e a direção da instituição. Assim o trabalho será melhor efetivado. É por isso que o projeto político pedagógico é tão necessário que tem o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e deve ser colocado em pratica. Nesse contexto  mencionarei  a relevância da   inter relação  do pedagogo com a  equipe pedagógica  e administrativa.

Enfatizo também os TCTS que concretiza os temas indispensáveis relacionado  as disciplinas com o cotidiano do aluno.

Enfim, saliento o conteúdo de metodologias ativas com o uso das tecnologias digitais que são aliadas na educação em todo o processo de ensino para a aprendizagem dos discentes. Para enriquecer mais os dotes essências dos avanços obtidos pelos alunos em sala de aula.

Por fim a minha vivencia de estar presente nesse estágio teórico em relação ao Ensino Fundamental anos inicias relatando o plano de aula que quando bem produzido e realizado se torna muito eficaz.

Portanto faço as minhas considerações finais com as minhas teses para uma aprendizagem adquirida.  

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto apresentado a seguir discute a interdisciplinaridade como um movimento contemporâneo presente nas dimensões da epistemologia e da pedagogia. Movimento do qual este que vem marcando o rompimento com uma visão cartesiana e mecanicista de mundo e de educação e, ao mesmo tempo, assumindo uma concepção mais integradora, dialética e totalizadora na construção do conhecimento e da prática pedagógica.

Inicialmente, faz-se uma breve origem histórica desse movimento, discutem-se aspectos sobre o seu conceito e suas implicações no campo das diferentes ciências contemporâneas, para então apresentar a interdisciplinaridade como um importante ato de articulação do processo ensino aprendizagem. A argumentação, apresenta no texto que busca destacar que o movimento da interdisciplinaridade pode transformar profundamente a qualidade da educação escolar por intermédio de seus processos de ensino. Em que cada saber fica armazenado e quando ele precisa acessa o necessário. Esse pensamento é reforçado pelos estudos de Moacir Gadotte, quando este afirma que à interdisciplinaridade surge na metade do século passado, em resposta a necessidade verificada principalmente nos campos das ciências humanas da educação. Superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causadas por uma epistemologia de tendências positivistas em suas raízes estão o empirismo, o naturalismo, o mecanismo científico do início da modernidade. No entanto à internet, a rede de ideias, traz para a sala de aula a urgência da comunicação interdisciplinar. Aluno e professor e escola e família fazem parte desse aglomerado de novidades e precisam participar desse processo complexo.

Os autores que se destacaram nesse âmbito de estudo foram na revisão de pensamento positivistas na pedagogia libertadora de Freire, na teoria inteligência múltipla de Gardner, na passagem histórica cultura de Vigotiski e na complexidade de Morin, nas fórmulas de Crapa, Papert, Prigogine, Bohm, Boa Ventura Souza Santos, entre outros.

Segundo Auler, a interdisciplinaridade requer a análise sobre vários olhares disciplinares articulados em foco de um tema constituído.

Para Klun a integração na interdisciplinaridade depende de um equilíbrio entre amplitude, profundidade e síntese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com