TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades da Escrita no 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

1.TEMA:

Dificuldades da Escrita

2.TÌTULO:

As Dificuldades da Escrita no 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Quais são as Dificuldades encontradas pelos Alunos na série do 2º ano do ensino fundamental, em relação á Escrita.

4. INTRODUÇÃO:

Diante dessa problemática, percebeu-se a necessidade e de compreender os problemas de aprendizagem na escrita apresentados pelas crianças da segunda série do Ensino Fundamental. Portanto, decidiu-se investigar sobre quais os problemas que são apresentados na escrita nas segundas séries do Ensino Fundamental e, o que os professores têm feito e o que pode ser feito para mudar esta realidade.

A história da educação brasileira vem sendo marcada por uma crescente preocupação em se tentar explicar o fracasso escolar, o qual tem sido denunciado pelos altos índices de repetência e evasão, ocorridos nos últimos anos.

Os problemas experienciados pelas crianças nessa situação são na maioria das vezes vivenciados como situação de fracasso, pois, por não conseguirem obter êxito nas demandas escolares, acabam por se sentirem incapazes, gerando sentimento de frustração e comportamentos inadaptados, entre outros.

Por que existe a dificuldade de escrita dos alunos do 2º ano na Ensino Fundamental I?

Por que o processo do ensino da escrita nesta sala está sendo muito difícil ocorrer e lento?

De que forma o professor que está construindo juntamente com os alunos o conhecimento sobre a tradução dos signos e significados o qual irá trabalhar, para que todos aprendam de forma homogênea?

5. HIPÓTESES:

• A metodologia utilizada pelo professor pode não estar proporcionando a construção do conhecimento do aluno para que este realize a tradução dos signos e significados para que aprendam de forma homogênea;

• Existe uma dificuldade da escrita dos alunos do 2º ano na educação fundamental I, por fatores externos ao ambiente escolar, onde o professor pode não influenciar;

• O processo do ensino da escrita nesta sala está sendo muito difícil de ocorrer e lento devido ao fato de alguns alunos estarem desmotivados e atrapalham os a outros alunos no momento da aprendizagem dos que ainda não sabem.;

6. OBJETIVOS:

6.1: GERAL:

Identificar as dificuldades da escrita que ocorrem nas crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, possibilitando descobrir porque a aprendizagem não ocorre de forma homogênea.

6.2: ESPECÍFICOS:

• Analisar o processo de ensino aprendizagem da escrita;

• Verificar os motivos que levam os professores a terem dificuldade de orientar seus alunos na aprendizagem;

• Comparar se as dificuldades sofridas pelos alunos prejudicam a aprendizagem homogênea;

• Identificar os métodos empregados pelos professores ao descobrirem a dificuldade da escrita em seus alunos;

• Averiguar as Dificuldades mais frequentes apresentadas pelos alunos nas atividades desenvolvidas com relação á escrita;

• Verificar o apoio dado pelos Familiares na aprendizagem dos alunos;

• Observar as dificuldades que os alunos apresentam referente a escrita;

• Identificar os processos de aquisição da escrita e as problemáticas existentes no decorrer deste processo.

7. JUSTIFICATIVA:

O estudo sobre “as Dificuldades da escrita no 2º ano da Educação Fundamental I”, surgiu diante da necessidade de buscar compreender por que algumas crianças estão com essa dificuldade em traduzir signos e símbolos, hoje em dia é necessário ter o hábito de ler para crescer intelectualmente, porem uma grande parte destas crianças estão mudando de ciclos sem saber escrever o próprio nome.

Considerando a necessidade humana de sistematizar o conhecimento, o estudo que foi iniciado tem como finalidade descobrir porque existe a dificuldade na escrita dos alunos do 2º ano na educação fundamental I. O processo do ensino está sendo muito difícil ocorrer e quando o faz é lento, proporcionando desgaste na qualidade de ensino do professor responsável, pois os que já estão escrevendo não se interessarem pelas mesmas tarefas dos que não estão escrevendo, então convém questionar-se por que muitos alunos da mesma turma não estão no mesmo nível de aprendizagem se todos foram ensinados da mesma forma. A escrita é usada pela sociedade como importante veículo de comunicação e produção, ou seja, é usada na vida cotidiana, desde o simples ato de identificar um ônibus, até almejar uma vaga no mercado de trabalho.

Quais são, no entanto, os problemas que permeiam a aprendizagem da escrita? Essa questão é sobremaneira desafiadora e de relevante importância para compreender os processos de aquisição da escrita e as problemáticas existentes no decorrer deste processo buscando-se soluções que possam colaborar com a solução deste problema.

O processo de escrita se desenvolve a partir da construção intelectual, ou seja, a criança vai construindo a sua leitura de símbolos e significados e como vai representá-los que é de acordo com as hipóteses formuladas a partir de sua leitura. O objetivo do professor é formar um indivíduo que saiba ler e escrever, ser independente e respeite as diferenças entre pessoas.

Dentro do ordenamento social no qual nos inserimos, a educação vislumbra um horizonte amplo de possibilidades, de conceituações e de importância, quando encarada como o direito social que é, como ferramenta em prol do alcance do princípio maior da dignidade da pessoa em exercer sua cidadania.

A cidadania destaca-se e insere-se na vida social de maneira mais proeminente com o avançar dos dias o como e o quanto reflete na vida da sociedade, assim como na de cada pessoa individualmente, sobremaneira quando se associa à educação de crianças. Os problemas que geram a não aprendizagem e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com