TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Casa de Bonecas

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Analise de Casa de Bonecas

Casa de bonecas é a peça considerada a obra prima do norueguês Henrik Ibsen.

O primeiro ato nos situa na vida de Nora e Torvald Helmer- casal de classe média que já passou por algumas dificudades financeiras mas que agora têm a chance de ficarem ricos, finalmente, pois Helmerconseguiu um emprego como diretor de um banco de investimentos. Enquanto conversam sobre presentes para os filhos e o que vão fazer na ceia, chegam o Dr. Rank – amigo da família – e uma velha amiga de Nora, Cristina Linde. Cristina está em uma fase difícil da vida: perdeu o marido, sua mãe, não tem emprego e precisa se virar para se manter. Ao saber da nova condição de Torvald, ela pede ajuda para talvez conseguir um emprego no banco. Favores, favores.

Durante a conversa, fica claro que Nora é uma menina que adora as coisas boas da vida. Cristina reforça isso dizendo que é mais madura que Nora em muitas coisas, mas Nora rebate dizendo que salvou a vida do marido tomando uma decisão arriscada e que ninguém faria na mesma situação: quando o marido estava a beira da morte, o médico receitou uma temporada na Itália mas a viagem custaria caro e eles não tinham os meios necessários.

Nora disse para torvald que pediria o dinheiro para seu pai (que também estava a beira da morte) e tudo pareceu conforme o planejado. Só que Nora não pediu dinheiro para o pai. Ela pediu emprestado de um antigo conhecido e falsificou a assinatura do pai na nota promissória (um crime gravíssimo na época).

Krogstad é o conhecido de Nora e, surpresa, traabalha no banco em que Helmer assumirá a diretoria. Krogstad tem uma péssima reputação e corre na rádio peão que ele deve ser demitido. Sua má reputação vem do fato de que ele também falsificou a assinatura do pai, usa isso como forma de chantageá-la a falar com o marido para que ele não seja demitido.

No auge do seu desespero, Nora pensa em várias coisas, uma delas é em se matar. Ela fica extremamente nervos com a idéia de que Torvald assuma o problema e leve toda a culpa, já que ele a ama tanto.

Nora se decepciona muito quando tudo vem a tona. Ela percebe que nada do que pensou que iraia acontecer, de fato, acontece. Torvald descobre tudo e a julga como inconsequente. Ao invés de se colocar na linha de tiro por ela, ele diz que ela será sua ruína. Essa decepção abre os olhos de Nora para algo muito maior.

Casa de bonecas é uma crítica sensacional à sociedade da época de casamentos montados como peças (wink, wink) e mulheres submissas a ponto de preferirem se matar do que decepcionar o marido. Aqui vão algumas pérolas da época:

- Quando Nora diz não se importa com pessoas que ela não conhece. Torvald responde “Você é mulher de bem mesmo!”

- “Uma mulher casada não pode pedir nada emprestado sem consentimento do marido.” [Senhora Linde]

- Eu já vi muitos desses casos na minha carreira de advogado. Quase todo criminoso, tem uma mãe desonesta.” [Torvald]

- “Eu não seria homem se essa sua inferioridade feminina não a fizesse duplamente sedutora aos meus olhos.” [Torvald]

Quando Nora percebe que o mundo não é exatamente como ela imaginou, ela reavalia toda sua vida desde sua educação básica até seu casamento e percebe que seu lugar na sociedade é nulo. Ela nõa é o que queria ser. Ela é apenas um espelho do que disseram que ela deveria ser. As últimas 15 páginas dessa peça são essencialmente, um discurso da emancipação de Nora perante os dois homens de sua vida que a tornaram esse ser insosso que ela é hoje: seu pai e seu marido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com