TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação em sala de teorias abstratas

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Linguistica Aplicada – T. Manhã UVA

Professora: Graziela Mota

Aplicação em sala de teorias abstratas

Resenhado por Nathália Tenório da Silva Oriental

SILVA; Kleber; PILATE, Eloisa; FREITAS, Juliana. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. RBLA, Belo Horizonte, v. 10,n 4, p. 975-994, 2010.

Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto).

Eloisa Pilate é licenciada e Bacharel em Letras-Português (1998), realizou mestrado e doutorado em Linguística, na Universidade de Brasília (2000-2006). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP). 

Juliana Freitas é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas (UnB/LIP). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (área Linguagem e Sociedade).

O artigo O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa é dividido em cinco partes, sendo elas: Introdução, Reflexões sobre ensino de gramática na realidade educacional brasileira, (Novas) Perspectivas de ensino da língua portuguesa, Possíveis parâmetros para a contituição de novas práticas pedagógicas na formação inicial do professor de língua e Considerações finais.

Depois de introduzir o assunto de forma consistente e sintética o primeiro tópico: Reflexões sobre ensino de gramática na realidade educacional brasileira inicia-se com uma discursão sobre o ensino tradicional que super valoriza o português padrão. Porém, aborda a descoberta dos linguistas sobre a existência e importância de variantes baseadas na idade e localidade por exemplo, dos falantes.

Sabendo desses fatos é importante pensar na interferencia dessas heterogeniedades linguisticas e sua interferência no ensino de línguas na escola. Um questionamento é levantado e pertinente para uma auto reflexão dos professores, que português deve ser ensinado nas escolas?

Propõe-se pensar na linguagem como uma feramenta de interação social e o docente deve auxiliar seus alunos a dominar o português padrão, valorizado e prestigiado pela sociaedade. E esse dominio será significativo para as relações sociais. Para que isso aconteça é necessário que se repense na linguística aplicada para que ela tenha uma atuação prática.

O segundo tema apresentado é: (Novas) Perspectivas de ensino da língua portuguesa, são abordados concepções de linguagem e gramática com aplicações voltadas para novas formas de ensino em sala de aula. Com dados específicos de pensadores da língua, prova-se que a gramática não deve ser baseada apenas na metalinguagem.

De forma mais detalhada e esclarecida o último tema abordado pelos linguistas e também o de maior relevância para análise e mudança no cenário contemporâneo da educação brasileira. Escola Tradicional, Escola Nova e Metodologia inovadora são as três metodologias que iniciam esse tópico e que segundo os escritores, ainda não dão ao aluno capaciade de dominarem situações sociocomunicativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com