TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Primeiras experiências de vida do bebê

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra

As primeiras experiências de vida do bebê

Os processos da vida do bebê são compostos por: integração, personalização, e realização. A experiência da amamentação no seio ou mamadeira é uma experiência muito rica, com o envolvimento total de personalidade, pois o bebê olha, tateia, suga, morde, arranha.

Os bebês são sujeitos às mais terríveis ansiedades que se possa imaginar, quando deixado a sós por muito tempo, sem nenhum contato humano ou familiar. Ele é um ser humano completamente imaturo e extremamente dependente, no decorrer de sua vida como bebê guarda experiências. Ele necessita de tempo para recuperar a estabilidade de ser, quando acorda como exemplo, aquele contato materno.

Ele passa por uma experiência criativa, como acreditar que criou algo, que já existe, utiliza objetos transicionais para se acalmar, como fraldas, músicas, palavras que balbucia. Tem seu espaço potencial, para brincar, aprender, dessa forma a separação é evitada pelo preenchimento desse espaço, com o brincar criativo, com uso de símbolos e com tudo o que acaba por se somar a uma vida cultural.

A mãe, a família e o professor, assume papel de espelho no desenvolvimento infantil. O professor deve ser suficientemente bom, deve acolher, educar, cuidar, sempre aguardar um gesto espontâneo, promover atividades em grupo, evitar treinamento, para que não ocorra submissão. A criança precisa ser colocada em contato com elementos da herança cultural.

Desenvolvimento da personalidade: dinâmico, processual, paradoxal, não linear, para sempre. A capacidade de brincar, da criança deve ser estimulada, para o seu desenvolvimento.

A primeira etapa da vida de uma pessoa acontece quando nasce, e essa criança é completamente dependente de alguém para sobreviver, dessa forma o bebê passa por processos que já farão parte de sua vida como experiência. Então não poderão faltar atenção e cuidado, cada atitude da mãe como exemplo, tem extremo valor para seu desenvolvimento, o toque do bebê ao ser amamentado pela mãe, demonstra que ele está em completa confiança, e segurança. Muitas vezes a mãe falta com atenção a esse cuidado, como amamentar depressa para não atrapalhar seus afazeres, não se comunicar com a criança quando acorda que é a ocasião principal de atenção do bebê, pois se sente completamente inseguro e abandonado. Na convivência com a família, e na escola, a criança irá aderir sua personalidade, dessa forma é de grande importância que todos que o rodeiam possam ter compreensão e transmitir boas atitudes e respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com