TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Ensino Fundamental

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha da atps da Vírginia

A transição da Educação infantil para o Ensino fundamental se caracteriza como um momento delicado da vida das crianças que não deve esquecido. Assim, a mudança do ensino infantil para os anos iniciais do ensino fundamental tende a ser bastante traumática, pois, se uma etapa é focada mais na brincadeira, a outra já começa a preparar o aluno para as etapas seguintes de educação.

São objetivos da ampliação do ensino fundamental para nove anos, na Educação Básica, melhoria nas condições da qualidade escolar, para que as crianças possam prosseguir nos estudos, alcançando um maior nível de escolaridade e se adequando a um novo Ensino Fundamental. A criança ingressando mais cedo na escola terá mais tempo para a aprendizagem de alfabetização e letramento.

É importante que professores da educação infantil que vão para os anos iniciais do fundamental tenham um preparo antecipado para que possa desenvolver um bom trabalho com os alunos, que estão nessa mudança de fase entre criança e adulto.

No primeiro ano da criança de nove anos não se destina uma possibilidade para qualificar o ensino e aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento restringindo, não se deve reduzir a essas aprendizagens, restringindo o desenvolvimento das crianças dessa faixa etária á exclusividade da alfabetização ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Por isso é importante que o trabalho pedagógico implementado assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento.                

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não é lugar para preparar, de forma exclusiva, as crianças, para o Ensino Fundamental. Ela possui objetivos próprios, que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil , respeitando, cuidando e educando crianças em um tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança de 6 anos , assim como as demais crianças de idades mais avançadas precisam de uma proposta curricular que atenda ás características, potencialidades e necessidades especificas dessa fase.        

A matriz curricular para o ensino de nove anos não será a mesma que a matriz curricular de oito anos, pois o ensino de nove anos exige  a elaboração de nvas diretrizes curriculares nacionais pelo concelho nacional de educação, Reelaboração da Proposta Pedagógica das secretarias de Educação e Atualização do Projeto Pedagógico das escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com