TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização da Escola e Comunidade

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Caracterização da Escola e da Comunidade

       O relatório foi construído a partir das visitas realizadas à Escola Estadual Cândido Portinari. Em conversa com o diretor da unidade tivemos a oportunidade de conhecer o aspecto escolar físico da instituição e como está sendo o funcionamento. A Escola Estadual Cândido Portinari é uma instituição do Estado e mantida pelo Estado também, foi criada pelo decreto 2.849/01 de 31 de Maio de 2001.

       A unidade Escolar oferta a Educação de Ensino Médio de 1, 2, e 3, está localizada na Avenida das Araras no  Município de Santa Rita do Trivelato a mais de 15 anos. O prédio é próprio, a instituição possui 10 salas fora o administrativo, o diretor Milton Benedito da Silva primeiramente quis mostrar os anseios que ele como diretor e os professores como profissionais que trabalham na escola sentem a respeito da instituição o diretor nos adiantou que deveria ter menos evasão, professores para todas as disciplinas por que não está tendo profissionais capacitados em algumas áreas, mais apoio de infraestrutura dos mantenedores, uma quadra de esportes para a prática esportiva, laboratório e biblioteca equipada, pois nos últimos dois anos aumentou o número de alunos, e estes dependem de tudo isso que o diretor nos colocou, não havendo sai à procura destes benefícios em outras cidades, a escola atende 160 alunos matriculados que moram na cidade e em fazendas que formam pequenas comunidades, os alunos são encaminhados à escola em transporte escolar que a prefeitura e o Governo Federal os prioriza. Devido a essa proximidade com essas comunidades e Fazendas a classe econômica é bastante diferenciada. A escola tem alunos que possuem condições financeiras melhores e uma grande maioria não muito, na escola o fluxo de alunos é grande, esses alunos saem das comunidades do campo para morar na cidade ou o mesmo acontece quando voltam da cidade para o campo, e o motivo quase sempre a mesma questão, a falta de professores que a instituição não está tendo, esses são os anseios citados pelo diretor da escola. Lembrando que na escola tem uma cozinha, e em cada sala contem pelo menos 02 ventiladores e não há Ar Condicionado ainda, as manutenções de todo o estabelecimento quem assumiu foi a Prefeitura do Município onde a escola está situada, segundo as visitas feitas e conversas com o Diretor da Unidade a escola está se adapta as dificuldades que encontram todos os dias.

       Como é uma escola que depende dos alunos que vem das comunidades dos arredores, precisaria muito da biblioteca para que os alunos pudessem usar o seu tempo vago, pois chegam à escola 11h00min. da manhã ficando com meia hora vaga quando poderiam usar esse tempo para trabalhos e pesquisas que lhes são solicitados e o desenvolvimento de projetos o que seria muito gratificante para os alunos e toda comunidade envolvida, os alunos almoçam na escola o almoço é feito através do cardápio semanal elaborado pela própria escola, as aulas são realizadas no turno vespertino, como já citado anteriormente hoje a escola atende cerca de 160 alunos .

       O Diretor da Unidade é formada em Pedagogia o mesmo trabalha a mais de 12 anos na educação, há quase 4 anos nessa escola, mas no cargo de diretor está á 2 anos. Todos os professores da instituição possuem Nível Superiores sendo também graduados em Pedagogia 02, Letras/Português 01, Matemática 01, Química 01, Física 01, e mais 03 também com suas formações sendo que 02 com especialização em Psicopedagogia.

       A instituição é organizada em dois períodos semestrais contemplando no calendário os feriados nacionais, reuniões administrativas e com os pais. O que percebemos é que a escola atende a uma comunidade dependente, onde a merenda tem-se a ajuda de algumas fazendas e os alunos  dependentes do transporte escolar as condições financeiras são razoáveis. Mesmo assim são alunos bem trabalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com