TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cracterização-Escola e Comunidade

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELÁTÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Adilson Ferreira 1445103

Mauá

2015

  1. CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR

  1. Identificação

  2. Analise Critica do Ambiente físico

  3. Características da Gestão escolar

  4. Organização Administrativa e Pedagógica

  5. Outras atividades envolvidas pela escola

  6. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola

  1. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE EM QUE A ESCOLA SE INSERE

  1. Localização geográfica

  2. Equipamentos sociais

  3. Densidade demográfica

  4. Perfil econômico da população

  5. Uso predominante do solo

  6. Levantamento das expectativas da escola em comunidade em relação ao trabalho da escola

                   IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professora Irene da Silva Costa, situada à Rua Pedro Bancalion, 37 Jardim Itapeva-Mauá, 09330-120, área jurisdicionada à Diretoria de Ensino de Mauá, ministra ensino fundamental-ciclo II, e ensino Médio regular, na modalidade presencial.

A escola foi criada pela lei nº8. 904 de 11/08/1965, publicada em D.O.E. Em 12.08.65. Com anexação das escolas: masculina 1º e 2º mistas do Jardim Itapeva, conforme Ato 24, publicado em 24.11.65. Reestruturada pela resolução SE bnº24 de 27.01.1976, passou a denominar Escola Estadual de Primeiro Grau Profª Irene da Silva Costa.

A partir do ano de 2009, deixa de atender a educação de Jovens e Adultos e progressivamente passa a atender ao Ensino Médio regular, Resolução SE 54 de 10.08.2009, publicada em D.O.E em 20.08.2009.

Instituição Mantenedora do estabelecimento escolar:

ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO

A unidade escolar está localizada exatamente no centro do bairro Jd. Itapeva promovendo dessa forma o fácil acesso da comunidade. Esse bairro é totalmente pavimentado e há uma ótima iluminação. O posicionamento dos portões de entrada e saída dão acesso para a mesma rua dificultando o tráfego de peruas escolares, carros, e pais de alunos, embora a unidade escolar seja grande, o espaço externo foi mal projetado, pelo menos a entrada da unidade. Outro agravante é que a rua paralela a unidade escolar tem um intenso tráfego de ônibus, fazendo com isso que os alunos de certa forma corram riscos de vida, pois não há policiamento nas entradas e saídas das turmas e não há guardas de transito para orientá-los.

Porém nos portões há a presença de monitores de alunos e são eles que fazem o trabalho de auxílio aos alunos em seus respectivos horários (entrada/saída).

O espaço físico é compatível com a idéia pedagógica que se pretende seguir, pois o ambiente é muito amplo contendo um pátio de aproximadamente 200 metros, uma quadra para prática de esportes, em todas as salas de aulas há dois ventiladores e uma TV de plasma, são bem arejadas e as janelas são grandes, a unidade escolar embora seja construída em uma parte do bairro não tem muitas escadas, porém as que têm foram bem planejadas de modo que a locomoção dos alunos e funcionários é tranqüila, os corredores que dão acesso as salas de aulas são amplos e bem arejados. A Unidade Escolar conta com o numero de 1.500     alunos sendo assim o espaço físico da unidade comporta de forma adequada cada período com seus respectivos alunos.

Em cada sala de aula há um numero de 47 alunos e o espaço físico de cada sala é de 252 metros sendo assim compatível também nas dependências da biblioteca que é um ambiente de tamanho médio, não há uma grande coleção de livros, mas segundo previa pesquisa foi constato que há obras de grande importância para a ajuda na formação dos alunos do ensino básico, fundamental e médio, o espaço foi bem projetado, há mesas e cadeiras, computadores para pesquisas (03) um bebedouro dentro da sala para que, segundo a professora responsável pela biblioteca, os alunos não saiam e se dispersem dos estudos, já o laboratório é uma conquista recente segundo nos relata a Profª Hilda de Jesus Soares (Diretora da Unidade)

Esse espaço é nosso laboratório e está a todo vapor as construções, em breve nossos alunos terão mais um espaço para a aprendizagem”. A sala por ser a mais nova da unidade é bem maior do que as outras e possui quatro janelas grandes e uma porta balcão (entrada da sala) foi projetada para acomodar uma sala de 50 alunos.

As salas ambientes comportam de maneira tranqüila os alunos.

Sala de vídeo: Nesta sala são desenvolvidas atividades de todas as matérias, os professores dentro do plano de aula propõem aos alunos uma tarefa de pesquisa sobre “políticas publicas da saúde”, por exemplo, logo depois assistem um documentário, filme ou reportagem sobre o assunto e fazem um debate com a mediação do professor (a) para o desenvolvimento critico e argumentativo de cada um, segundo foi informado pelo Profº Valdemiro Silva.

Sala de leitura: O ambiente comporta pouco mais de 25 alunos, fica aberto durante todos os períodos e serve para alunos fazerem estudos, reuniões dos grupos, leituras etc. Os espaços das salas são compatíveis com a proposta pedagógica desse projeto.

As atividades desenvolvidas nesses espaços- ambiente são sempre as mesmas e isso parece trazer certo desconforto para os alunos que já não “curtem mais” as atividades segundo nos relatou um aluno: “ Queria que tivéssemos uma coisas mais bacanas pra fazer nessas salas, as vezes acho que os professores estão passando o tempo”. O problema parece estar na forma como os professores aplicam as atividades nesses ambientes, pois tudo parece estático e sem graça, um ponto positivo que precisa ser destacado é a oportunidade que a Diretora da unidade disponibiliza para o crescimento intelectual dos alunos, fazendo assim que os mesmos possam interagir entre si e com o professorado: “Aqui o aluno também pode dar sua opinião, ser ouvido e ajudar os professores com idéias novas” destaca a Profª Hilda. Um dos pontos negativos é a falta de computadores nas salas e isso causa certo transtorno no momento que os alunos precisam usar a internet para fazer determinadas pesquisas, logo uma fila gigante se forma dando lugar à gritaria, risadas altas e isso atrapalha os estudos dos outros alunos, os monitores precisam entrar em ação para apaziguar a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (335.4 Kb)   docx (123.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com