TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDATICA

Exames: DIDATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE MAUA DE BRASÍLIA

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO

DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR

PROF. ANTÔNIO LIMA

23 DE FEV. DE 2013

LINCOLN LUIZ OLIVEIRA DOS SANTOS

RESENHA: PROFESSOR DESAFIO E SUPERAÇÃO

CASTANHO, Maria Eugênia. Sobre professores marcantes. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001, p. 153-163. meu@correionet.com.br

RESUMO

Professor marcante, professor inesquecível, professor ideal... Pesquisas as mais variadas buscam detectar o que faz com que um professor seja marcante. Diversos estudos mostram que relatos de vida profissional de docentes eram pouco considerados na teoria pedagógica, hoje, há propostas que enfatizam as histórias de vida e os relatos autobiográficos. As concepções sobre as práticas docentes não se formam nos cursos de formação, encontrando-se enraizadas em contextos e historias individuais que antecedem até mesmo a entrada na escola e estendendo-se por toda a vida.

Palavras-chave: Professor marcante, mediador, ensino.

INTRODUÇÃO

Professor, mestre é aquele que apresenta ao saberes e, ao mesmo tempo, o acompanhamento de sua apropriação, independente do que ensina e de onde ensina um professor sempre ensina alguma coisa a alguém.

O professor marcante geralmente alia características positivas do domínio afetivo às do domínio cognitivo – Os bons professores são descritos como aqueles que estimulam a independência dos alunos; são cordiais e amistosos em classe, criam condições para uma visão crítica da sociedade e da profissão, (...). (Castanho, 2001, p.158).

O professor como especialista em didática deve ser capaz de escolher, usar e desenvolver métodos de ensino adaptando-os às capacidades dos alunos, recorrer a formas diferenciadas de ensino, criando um ambiente de trabalho estimulante na classe. Outro ponto importante é formular claramente quais objetivos que pretende atingir, estruturando suas aulas com espera que eles aprendam.

Como o sucesso do ensino depende muito da forma como o professor organiza sua classe, quando a turma é constituída de modo heterogêneo, uma boa organização é, ainda, mais importante. O professor deve estar atento à organização da sala de aula de modo que contribua significativamente para a realização de um trabalho produtivo. Além do espaço, o professor deve também atentar para a questão do tempo de aprendizagem dedicado à realização das atividades. Assim, o tempo deve ser organizado de tal maneira que ele seja utilizado com o máximo de eficácia.

“Verdadeiros professores acreditam que seus alunos podem aprender e melhorar. Verdadeiros professores são justos e coerentes. Portanto, acreditam que eles próprios podem melhorar.” (Tadeu da Ponte, matemático, responsável pela criação do programa Professor Assistindo Aula de Professor, do INSPER).

“... todo professor imagina seu ofício como a transmissão de tesouros fascinantes a discípulos arrebatados” (Carta a um jovem professor, Philippe Meirieu, pg. 26).

O professor primeiramente precisa dominar o próprio conhecimento, para que assim possa moldar e passar de várias formas diferentes para que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Um professor precisa ter muita paciência e dedicação, pois estamos nos tratando de seres humanos.

Maria Eugenia Castanho, em seu livro SOBRE PREOFESSORES MARCANTES: Diz que: “vivemos um tempo que valoriza a formação inicial e a formação continuada, alicerçadas na prática real e na constituição da profissão docente”.

E ainda, a autora, na p. 162 do mesmo livro, aponta que: “O professor é um artesão numa prática pessoal, integrando as várias contribuições das várias disciplinas”.

Demonstra-se com isso a necessidade de aprofundamento para que o docente atinja seus objetivos, qual seja: fazer com que o aluno aprenda a disciplina a qual leciona e também aquelas matérias fundamentais do ensino médio, que, caso não atinja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com