TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do Comportamento

Por:   •  6/4/2016  •  Seminário  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Federal do Pará

Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas

Psicologia da Aprendizagem

Docente: Maria Lenir Trevisan

Discente: Erick da Silva Figueiredo

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO SOBRE O COMPORTAMENTO DE UMA CRIANÇA DE 0 A 12 ANOS DE IDADE.

INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese das observações sobre o comportamento da criança ‘A’ de 04 anos de idade, realizadas no dia 12 de janeiro de 2016 em sua própria residência, localizada no Bairro Nova União no município de Marituba.

Estive presente na residência desta menina em um período total de 2 horas, iniciadas às 10:00hs da manhã e finalizadas às 12:00hs da tarde.

A residência em questão possui três quartos, um banheiro e uma cozinha além de um quintal amplo e com criação de galinhas. A menina ‘A’ possui um irmão, o menino ‘D’ de 02 anos de idade.  

O contato com os pais e a criança foi muito fácil porque, como já citado, já os conhecia há algum tempo. Ás 9:30 da manhã, conversei com a mãe da criança sobre o trabalho e a mesma demostrou um pouco de desconfiança com a escolha, porém ao explicar como toda a dinâmica da observação iria funcionar, a mãe se mostrou bem mais calma e marcamos a observação para os mesmo dia, dentro de meia hora.

O que motivou a escolha da menina ‘A’, não foi somente por razões territoriais, já que resido igualmente no Bairro Nova União, mas também pelo fato de conhecer os pais da menina, o que me pôde conferir um pouco mais de liberdade para observar e tomar notas para posteriormente buscar compreender o comportamento e a interação desta criança com seus familiares e no seu próprio ambiente familiar.

RELATO DAS OBSERVAÇÕES

Cheguei às 10:00hs da manhã e iniciei a observação. Ao chegar a casa, fui informado pela mãe, que a menina ‘A’ estava se sentindo um pouco enjoada. Percebi que estavam presentes o irmão ‘D’ e mais 02 primas da menina ‘A’.

Ao perceberem minha presença na casa, a menina ‘A’ criou uma brincadeira de se esconder, e todas as outras crianças entraram em um armário abandonado na cozinha e ficaram lá brincando. Após alguns segundos dentro do armário, ‘A’ saiu e veio sorrir pra mim, e em seguida voltou para dentro do armário e ficou sentada na parte debaixo com as portas do armário abertas e olhando e sorrindo para mim com um olhar muito meigo e curioso. ‘A’ interagia com as primas normalmente, mas sempre com atenção voltada para mim. Alguns minutos depois, ‘A’ se dirigiu às primas dizendo que não tinha medo de mim, e veio na minha direção e se agarrou as minhas pernas dando um abraço apertado.

Após o abraço de ‘A’, as outras crianças vieram logo em seguida me abraçar um por um. ‘A’ começou a me apresentar seus brinquedos, iniciando pela bicicleta cor de rosa e de rodinhas na qual ela dava voltas pelo pequeno espaço da cozinha da casa. Após alguns minutos dando voltas na bicicleta, ‘A’ sentou-se sobre a mesa da cozinha e ficou quietinha olhando as primas continuarem a dar voltas na bicicleta, ao me aproximar, ela anunciou com gestos e palavras que estava com dor na cabeça e na barriga, e percebi que apesar disso, ela continuava sorrindo e brincando normalmente.

Após ‘A’ me confessar que estava com “dodói”, rapidamente todas as outras crianças se aglomeraram ao meu redor e começaram a mostrar todas as suas cicatrizes e marcas, ou seja, todos os seus “dodóis”, e a contar, também, a origem de cada um deles, de forma bem organizada, um aguardando sua vez de falar e sem atrapalhar a história do outro.

Logo após todas as histórias, ‘A’ disse em voz alta que havia visto uma “largatixa” e iniciou uma brincadeira que fez as crianças subirem em cima da mesa da cozinha e gritarem com medo do animalzinho imaginário criado por ela. A mãe de ‘A’ estava na pia da cozinha preparando o almoço durante toda a observação e fazia pouquíssimos comentários a respeito das crianças.

‘A’, após alguns minutos correndo pela casa, veio até o lugar onde eu estava, me levou ao seu quarto e começou a me mostrar as pinturas de frutas, animais, crianças e flores que havia nas paredes do quarto dela, e dos quais ela sabia o nome de tudo o que estava pintado nas paredes, como por exemplo, joaninha, tigre, girassol, manga, abacate, morango, etc. Também pude perceber que ela conhecia todas as cores que estavam presentes no quarto dela.

As crianças começaram a interagir entre si, dando seus nomes a alguns dos animais que estavam pintados nas paredes do quarto. E começaram a explicar a razão pela escolha de determinado animal. ‘A’ disse que queria ser uma joaninha porque ela acha um animal muito lindo.

Logo após, ‘A’ subiu na janela do quarto e começou a dizer que ela gostaria de correr no quintal, mas as galinhas bicam e ela tem medo. Dito isso, ‘A’ volta pra cama e inicia uma brincadeira de pular, e todas as crianças sobem em cima da cama e começam a pular e sorrir.

‘A’ sai da cama correndo pelo corredor da cozinha e inicia uma nova brincadeira de imitar os animais, e logo, todas as crianças estão imitando animais fazendo os sons e os gestos de imitação e sorrindo bem alto. Em seguida, ‘A’ corre na minha direção e me dá outro abraço apertado nas pernas, ela senta no chão e me mostra quatro dedos na mão direita e me diz que é a idade dela e que logo ela vai completar cinco anos, e me mostra o numero cinco exemplificados nos dedos das mãos dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com