TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Projeto de pesquisa: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. DESAFIO 4

1.1. Plano de Aula 4

1.2. Público alvo: 4

1.3. Perfil da turma 4

1.4. Tema 4

1.5. Justificativa 5

1.6. Objetivos Educacionais: 5

1.7. Procedimentos 5

1.8. Avaliação 6

2. RELATÓRIO FINAL 7

CONCLUSÃO: 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentou a rotina das crianças entre 3 e 4 anos da educação infantil I, dentro da sala de aula em uma creche.

Possibilitou acompanharmos os métodos pedagógicos e os materiais disponíveis para aprendizagem em sala de aula, através do trabalho conseguimos identificar os estímulos usados em sala de aula e como é aplicado os métodos.

O trabalho visou mostrar o que a criança aprende nessa fase e como é desenvolvida cada percepção, pois nesta fase o pensamento esta ligado a imagem criado por eles.

1. DESAFIO

1.1. Plano de Aula

O ambiente em que foi feita uma prévia análise é uma creche. A entidade situa-se na área central da cidade; e na qual atende as necessidades de crianças com faixa etária de 03 meses até os 6 anos de idade do ciclo de Educação infantil.

Conta com o apoio de uma EMEB que se situa ao lado da entidade para dar apoio básico de educação. Confere-se que atende as famílias de diferentes culturas e classes sociais.

1.2. Público alvo: crianças de 03 a 04 anos de idade. Contendo na sala um número total de 17 alunos.

1.3. Perfil da turma Educação infantil I

Dispõem-se na sala materiais pedagógicos diferenciados; como diversos jogos lúdicos (lego, jogo da memória, quebra-cabeças); brinquedos heterogêneos (bolas, bonecas, carrinhos, panelinhas), fantasias.

Os alunos tem maior estímulo visual devido as prateleiras existentes na sala, onde todo material fica exposto e ao alcance das crianças. O mobiliário da sala é composto por três mesas sextavadas e cadeiras coloridas.

Possibilita várias formações de trabalho em grupo de no máximo seis crianças. Possui um cantinho da leitura; neste encontra-se diversos livros infantis, almofadas, tapete.

Entre os materiais pedagógicos pode utilzar-se de giz de cera, lápis de cor, guache, cola colorida, pincéis de vários tamanhos, tesouras, cola branca, apontadores, cadernos de desenho, entre outros.

Nesta ala também contém jornais, revistas, livros, calendário, rotina. Os alunos têm acesso a materiais multimídia, sendo TV, rádio , CDs infantis, filmes de DVD, aparelho de DVDs.

1.4. Tema

Cores.

1.5. Justificativa

Este tema tem como função desenvolver a aprendizagem da criança no ambiente em que estão inseridas. Promovendo sua capacidade de raciocínio, de seleção, manuseio de instrumentos diferentes; pois nesta faze o pensamento esta ligado a imagem criada por ela ou não; ou seja o desenvolvimento cognitivo.

1.6. Objetivos Educacionais:

Ao realizar a tarefa o aluno irá identificar que a mesma desenvolve sua capacidade crítica de selecionar cores, sua criatividade sua expressão.

Utilizando de diferentes materiais pedagógicos e de uma explicação clara e flexível, os alunos vão compreender que é possível transformar as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) em cores secundárias (laranja, verde e roxo).

Dentre esses materiais serão utilizados papel, guache, giz de cera, lápis de cor. Estes por sua vez; estarão divididos somente em cores primárias em todas as mesas. Os alunos serão capazes de:

Ampliar o conhecimento do mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorar suas características, propriedades e possibilidades de manuseio. Selecionar formas diversas de expressão artística.

Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os materiais utilizados; também com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

Nos momentos de conversa e reflexão, trocar experiências sobre os trabalhos que foram produzidos socioindividualmente.

1.7. Procedimentos

A aula iniciará com uma roda de conversa, onde o professor questiona aos alunos se eles reconhecem as cores que lhes foram apresentadas (cores primárias). Será posto em dúvida como eles poderão transformá-las em outras novas cores.

Haverá uma breve e simples explicação de fácil entendimento aos alunos, onde alguns deles que já apresentarão suas experiências vivenciadas anteriores a aula. Logo serão formados três grupos de seis crianças.

Os alunos serão divididos nos cantinhos, mas cada um será formado por materiais pedagógicos diferentes. Contendo uma mesa com giz de cera; em outra lápis de cor, e outra com tinta guache e pincéis.

Todas as mesas terão materiais diferentes, mas sempre em cores primárias. Durante a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com